Sim, você leu certo. Existe na América do Sul um pequeno sapinho chamado Boana Punctata que é capaz de brilhar no escuro! Quer saber mais? Então me acompanhe, meu jovem.

O Boana punctata é um tipo de anfíbio da família Hylidae que pode ser encontrado tanto aqui no Brasil como em diversos países da América do Sul como Argentina, Bolíbia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Trinidade e Tobago. Gosta de diversos habitats que vão de florestas primárias até áreas alagadas e urbanizadas.

Este pequenino é realmente pequenino, os machos medem a média de 3,5 centímetros enquanto as fêmeas medem cerca de 3,7 centímetros. Fisicamente, o Boana Puctata tem a cor verde com manchinhas amarelas ou vermelhas que pintam todo seu corpo, já seu ventre possui cor diferenciada que varia entre o branco e o verde-azulado. Aqui vem o detalhe interessante, durante a noite é possível ver que eles mudam de cor, deixando sua parte superior vermelha e as pintinhas amarelas, já o restante fica um tom de verde pálido.

Boana Punctata

Ele brilha no escuro!

Imagine toda essa composição junto com a chamada biofluorescência. Isso mesmo, todo seu pequeno corpinho brilhando no escuro! Ele consegue tal proeza graças a capacidade de absorver radiação ultravioleta tipo A, assim emitindo essa radiação através de um comprimento de onda maior, assim formando tons azuis e verdes. O processo ocorre em três moléculas de seus tecidos chamadas Hyloin-L1, Hyloin-L2 e Hyloin-G1. Até o momento não se sabe exatamente a função das moléculas, porém alguns pesquisadores afirmam que a ideia é iluminar a visão do pequeno anfíbio durante a noite.

Muito legal, não é mesmo? Comente!