E se eu te dissesse que nestes mares praticamente inexploráveis existe uma lula que muito se parece com um fantasminha e tem nome de vampira do inferno? Coitadinha, tão adorável…

A lula-vampira-do-inferno mais conhecida como Vampyroteuthis infernalis é um tipo de cefalópode que vive nas profundezas do Atlântico e também do Pacífico, é o único desta classe que vive em profundidades de 400 a 1000 metros em uma zona com dissolução mínima de oxigênio. Ela foi descrita pela primeira vez – e de forma errada – em 1903 pelo zoólogo Karl Hoon que a chamou de polvo. Seu tamanho não passa de 30 cm, tendo em geral apenas 15 cm mesmo.

curiosa lula vampira do inferno tricurioso 1

O pequeno corpo da lula-vampira-do-inferno é gelatinoso e dependendo da iluminação fica aveludado, roxo, vermelho ou ainda marrom. Possui oito tentáculos ligados por uma membrana, cada u deles é coberto por espinhos moles ou gravinhas. Suas ventosas ficam apenas nas extremidades, os adultos possuem um par de aletas auriculadas que crescem na lateral do manto para que o animal se transporte da melhor forma, o que faz parecer que está voando. Ela também possui órgãos de bioluminescência na parte interna dos tentáculos e os domina muito bem, utilizando flashes de luz para desorientar seu predador, luz essa que pode durar de um centésimo de segundo até diversos minutos. Ela também consegue controlar o brilho e tamanho de suas manchinhas.

Gostou da curiosidade? Comente!