O que você pensaria se estivesse andando por ai, de boa, e um sapo passasse por cima de você voando? Você sabia que existem sapos que voam? Bom, você logo iria perceber que na verdade o que ele faz é planar e hoje vou explicar um pouco melhor esta história para você.

Pois bem, o Sapo-voador-de-wallace ou, como gostam os cientistas, o Rhacophorus nigropalmatus, é um tipo de anuro – que faz parte da classe dos anfíbios – que é facilmente encontrado em Brunei, Indonésia, Malásia e Tailândia a altitudes de 600 metros. Este simpático sapinho gosta muito de uma boa floresta nublada e também de florestas sempre-verdes. É uma especie curiosa, já que possui um dom curioso, tão curioso que foi capaz de trazer vocês até aqui.

Ele consegue planar! Porém, a distância é tamanhã que se você reparar bem, parece que ele realmente está voando. Eles gostam muito de saltar de uma árvore para a outra com o objetivo de se alimentar, para isso ele se utiliza de suas grandes membranas interdigitais que permitem que ele plane por cerca de 15 metros de distância. 15 METROS! Ele foi descrito pela primeira vez por Boulenger em 1895 que foi quem o nomeou Rhacophorus nigropalmatus.

Sapo voador de wallace tricurioso 1

Falando um pouquinho sobre sua anatomia, o pequeno Wallace é realmente pequeno, medindo de 80 a 100 mm, os machos são menores que as fêmeas. Seus olhos e tímpanos são grandes, já seus membros são muito longos. Ele é bem semelhante a alguns outros sapos voadores como o sapo verde voador R. reinwardtii ou ainda o R. kio. A grande diferença está na distância que nosso pequeno astro consegue planar.

Interessante, não é mesmo? Comente!