Mais uma vez o Windows me surpreendeu com uma localidade extraordinária e curiosa, ela se chama Barreira do Tâmisa e fica localizada no Rio Tâmisa, em Londres (Reino Unido).

O Rio Tãmisa é o maior rio inteiramente inglês e o segundo maior do Reino Unido, ele banha principalmente Oxford e Londres, desaguando no mar do Norte. Ele nasce na chamada aldeia de Kemble e passa por Oxford, Wallingford, Reading, Henley-on-Thames, Marlow, Maidenhead, Eton, Windsor e por último, Londres. Neste rio sempre existiu uma grande preocupação com inundações e para prevenir este acontecimento no período chuvoso, foram construíveis barreiras anti-inundação, sendo essa a segunda maior barreira anti-inundações de todo o mundo, perdendo apenas para Oosterscheldekering nos Países Baixos.

barreira rio tamisa tricurioso

Por lá é possível ver com certa frequência marés muito cheias ou ainda marés de tempestade muito altas e é muito importante que a cidade seja preservada, afinal Londres é a capital da Inglaterra. A Barreira do Tâmisa só é erguida durante a maré cheia, ficando baixa em tempos de maré vazia para que a água seja liberada. Em 1953 Sir Hermann Boldi escreveu um relatório detalhado sobre a grande inundação dos Países Baixos e foi este documento o responsável por fazer o governo se mexer e construir uma estrutura para barrar próximas situações como esta.

Uma curiosidade interessante é que o enredo do filme Flood se desenrola justamente em função da Barreira do Tâmisa onde fala sobre uma possível rebentação da estrutura. Interessante, não é mesmo? Comente!