A Netflix tem investido pesado nas suas produções, todos os meses filmes e séries originais do serviço de streaming é lançado. Estreou hoje  na plataforma o filme “The Silence”, mas será que vale a pena assistir? Se você é um daqueles que precisa de opiniões, ou até mesmo precisa saber do que se trata antes de assistir, pode continuar por aqui, porque iremos fazer uma análise do longa. Antes de mais nada, é válido deixar claro que pode conter possíveis pequenos spoilers, prometo que não será nada que entregue a trama no todo.

No longa que contém 1 hora e meia de duração, acompanhamos Ally, interpretada por Kiernan Shipka, sim, ela mesma, a Sabrina Spellman de O mundo sombrio de Sabrina. A garota tem 16 anos e ficou surda aos 13, assim teve que se adaptar à sua nova vida. Ally e sua família se encontram em um mundo que está sendo atacado por criaturas que são atraídas pelo som, seja ele qual for, então para poder sobreviver, todas as pessoas tem que fazer silêncio total, ou serão devoradas por essas criaturas.

the silence tricurioso2

As criaturas foram descobertas e “libertadas” logo no inicio do filme por um grupo de exploradores, elas não enxergam absolutamente nada e por isso possuem a audição superdesenvolvida. O longa é baseado no livro de mesmo nome que foi lançado em 2015 e escrito por Tim Lebbon. A atuação no geral não deixa a desejar, a fotografia está impecável, afinal, é dirigido por John R. Leonetti que também dirigiu o primeiro filme da Annabelle lá em 2014.

O filme tem elementos que lembram bastante “Bird Box” e “Um Lugar Silencioso”, principalmente esse último. Apesar de chegar a se assemelhar com os dois longas, The Silence possui uma identidade única, mesmo tendo apenas uma hora e meia, não fica muito corrida a história, muito pelo contrário, conseguimos acompanhar perfeitamente o enredo. Poucas coisas ficam em aberto na trama, podemos citar alguns locais que os protagonistas chegam e parecem estar abandonados a muito tempo, o que nos leva à conclusão de que as criaturas começaram a se espalhar aos poucos. 

the silence tricurioso1

Assim como em Bird Box, aqui também temos um grupo de “loucos”, nesse caso eles se chamam “Os Silenciados” que também fazem parte de um culto, mas diferente do filme protagonizado por Sandra Bullock, aqui esses “loucos” não querem fazer com que as pessoas estejam do lado das criaturas, mas dá a entender que eles estão à procura que uma garota fértil. Os Silenciados também possuem uma característica bem peculiar, eles não tem línguas, além de se vestirem com roupas escuras.

Duas coisas deixam a desejar no filme são exatamente os Silenciados, que poderiam ter sido mais desenvolvidos, para entendermos um pouco mais deles e a outra são as criaturas, que em alguns momentos quando elas estão paradas, conseguimos perceber que são feitas por computação gráfica. No geral, The Silence é um bom filme e vale a pena sim assistir, se você gosta de filmes nesse estilo. Vale deixar registrado aqui que no IMDb, a nota para esse filme tá 6,9/10 no momento em que escrevo.

E aí, vai assistir ou já assistiu o filme? Fala aqui o que achou dele!