O quimerismo é um fenômeno curioso que merece nossa atenção, ele ocorre quando um animal possui duas ou mais populações de células distintas geneticamente. Uma quimera é formada quando, no momento da fecundação, dois materiais genéticos se unem, gerando seres com quatro células-mãe (dois óvulos fertilizados) ou ainda três células-mãe (um óvulo fertilizado e outro infértil ou fertilizado com dois espermatozoides). Em seres humanos os casos são bastante raros, tendo registro de apenas 40 até o momento.

Nos seres humanos o quimerismo ocorre quando dois óvulos fecundados, que dariam a vida a gêmeos, se fundem antes do quarto dia de gestação, quando ocorre após este prazo nascem gêmeos siameses. Voltando aos quimeras, se os óvulos que se unirem forem de um mesmo sexo, o individuo nascerá perfeito. Agora, se forem de sexos diferentes, nascerá um hermafrodita. No primeiro caso, não há nenhuma deformidade e o indivíduo poderá viver toda a vida sem saber de sua característica incomum.

quimerismo tricurioso 1

O curioso é que quimeras possuem cada parte do seu corpo com 100% do DNA do seu pai ou de sua mãe. Por exemplo, os fios de cabelo desta pessoa terão 100% o DNA do pai enquanto na pele é encontrado 100% do DNA da mãe. Curioso, não é mesmo? Este padrão se espalha por todo o corpo. Para você ter ideia, em seres com formação genética padrão carregam normalmente 50% do pai e 50% da mãe em cada parte do corpo. Outra informação importante é que o quimerismo não é hereditário e só ocorre mesmo quando dois óvulos fecundados se unem.

Interessante, não é mesmo? Comente!