Em si, o Efeito Estufa é um processo natural e necessário para a vida humana. Mas as ações irresponsáveis dos seres humanos têm intensificado esse processo, tornando-o prejudicial para o planeta. Vem que eu te conto mais sobre isso.

O que é o Efeito Estufa?

É um fenômeno natural de aquecimento da Terra, ele é responsável por manter a temperatura do planeta amena, para que nós possamos habitá-la. Resumidamente ele funciona assim: o sol emite radiações que chegam até a superfície da Terra. A superfície absorve parte dessa radiação, cerca de 51%. O restante ela converte e emite em forma de radiação infravermelha.  Essa radiação vai para a atmosfera, que é composta de gases-estufa, esses gases são responsáveis por absorver essa radiação e impedirem que ela volte para o espaço. Se esses gases não existissem, a temperatura média da Terra seria de 18 graus negativos. Esse processo mantém o clima sem grandes variações e possibilita a vida no planeta.

efeito estufa tricurioso3

Então qual o problema do Efeito Estufa?

O problema é que as atividades humanas como o desmatamento, a queima de combustíveis fósseis, o uso de certos fertilizantes e o grande desperdício de alimentos têm lançado cada vez mais gases-estufa na atmosfera. Com uma concentração muito grande desses gases na atmosfera, forma-se uma barreira, que faz com que mais radiação infravermelha fique retida e devolvida novamente para a superfície do planeta. Assim o efeito estufa deixou de ser um processo natural e passou a ser o causador do aquecimento global.

causas do efeito estufa tri curioso

Leia também: Qual é o tipo de combustível mais poluente?

Consequências do Efeito Estufa

  • Derretimento das calotas polares, consequentemente aumento do nível do mar. Isso leva a perda de vários ecossistemas costeiros. A longo prazo pode levar ao alagamento de cidades litorâneas.
  • O Efeito Estufa pode levar ao desaparecimento de espécies animais e vegetais.

efeito estufa tri curioso

  • O Efeito estufa gera mudanças climáticas severas, que podem  alterar os cursos naturais das correntes marítimas o que acabaria por provocar a extinção de diversas espécies de peixes e outros animais marinhos.
  • Pode potencializar fenômenos como: furacões, tempestades, secas e enchentes em determinadas regiões.

Você sabia essas coisas sobre o Efeito Estufa? Conta pra nós!