Todos os dias nos locomovemos de carro, moto e/ou ônibus para ir até os lugares que precisamos, seja escola, trabalho, mercado, farmácia ou qualquer outra necessidade. Porém, o que poucos param para pensar é no quanto estão diariamente poluindo a atmosfera. Por isso hoje resolvi descobrir e contar para você qual é o tipo de combustível que mais polui o meio-ambiente: álcool, gasolina ou óleo diesel?

Começaremos hoje pela gasolina, combustível derivado do petróleo que libera na atmosfera gases que prejudicam não apenas nossa camada de ozônio como também a saúde humana. Ela é composta por hidrocarbonetos que são mais leves do que o do óleo diesel, isso porque são estruturados através de moléculas de menor cadeia carbônica (de 4 a 12 átomos de carbono), por isso a gasolina é menos poluente que o diesel.

Mas e o álcool? Assim como a gasolina, o álcool polui menos do que o diesel em função do catalisador, uma peça muito importante para reproduzir a emissão de gases poluentes. Esse equipamento transforma substâncias nocivas com o monóxido de carbono, em outras menos perigosas. Porém, não se engane, tanto o álcool quanto a gasolina emitem dióxido de carbono que contribuem significativamente para o efeito estufa e aquecimento global.

qual combustivel polui mais tricurioso 1

A diferença é que a queima do álcool emite menor quantia de gases poluentes porque derivam da cana-de-açúcar fermentada, assim produzindo cerca de 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio em comparação a gasolina.

Por último o grande vilão da lista: o óleo diesel. Em sua composição existem metais pesados extremamente nocivos que, ao se acumular no organismo humano por alguns anos, é capaz de causar problemas neurológicos graves, chegando até mesmo a desenvolver câncer no aparelho respiratório. Até mesmo a fuligem liberada pode causar alergias nas vias aéreas. Outro grande agravante é o fato de ônibus e caminhões – abastecidos majoritariamente por diesel – não possuírem bons catalisadores. Os metais pesados liberados são extremamente perigosos para a nossa atmosfera também, o que pode causar muitos danos a longo prazo.

Você sabia dessas informações? Comente!