Sim, é isso mesmo que você leu… Lembra do maravilhoso jogo de Quadribol que une toda Hogwarts para assistir o quanto Harry Potter é brilhante como apanhador? Pois bem, este mesmo jogo também é um esporte no mundo não-bruxo, ou seja, o nosso mesmo.

Batizado como Quidditch (Quadribol no Brasil), o jogo foi criado por dois universitários de Middlebury chamados Xander Manshel e Alex Benepe em 2005. O que no início era apenas um passatempo de domingo se tornou algo mais sério e com cada vez mais adeptos. Em 2007 foi realizado o primeiro jogo de Quadribol inter-colegial, em 2008 foi realizado um grande campeonato com 12 equipes e a medida que ia sendo divulgado, mais e mais esportistas começaram a participar e criar equipes.

Foi assim que nasceu em 2010 a IQA, International Quidditch Association, uma organização sem fins lucrativos. Seu objetivo é organizar o jogo e propor novos torneios. Em 2011 foi realizado o 5º torneio de Nova York que contou com 96 equipes dos EUA, Canadá, Finlândia e mais de 10 mil espectadores cujas nacionalidades não foram registradas. No mesmo ano também foi realizado um grande torneio, o primeiro fora da América do Norte, que foi chamado de Copa QUAFL e foi realizado em Nova Gales do Sul.

quadribol jogo vida real tricurioso

Já em 2012 foi realizada a Global Games (Copa do Mundo) onde a IQA hospedou esportistas dos EUA, Canadá, Reino Unido, França e Austrália na cidade de Oxford, Inglaterra. Este se tornou um torneio bienal que visa mostrar ao mundo os talentosos jogadores de Quadribol. Muito espertos, foi realizada a competição ao lado da cerimônia da tocha para os Jogos Olímpicos de Londres, o que mostrou a toda a Europa o jogo que estava ganhando forma.

Hoje, a IQA já atende cerca de 20 organizações de países praticantes do Quidditch em seis continentes, assim tendo milhares de jogadores em todo o mundo!

Incrível, não é mesmo? Comente!