Quem vive nas grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro certamente está acostumando a andar de metrô, porém você já imaginou embarcar em um com 110 metros de profundidade?

É exatamente esta adrenalina que oferece o Metrô de Pyongyang na Coreia do Norte. Este é o metro mais profundo do mundo e suas linhas podem até mesmo ser utilizadas como abrigo em caso de conflito armado. Ele segue o modelo estalinista do Metrô de Moscou e possui grandes monumentos e candelabros para todos os lados. Suas estações não tem relação com o local onde estão, mas sim com temas da revolução do país e também de glorificação do atual regime.

metrô mais profundo

Leia também: Metrô de Nova York causa mais tropeços que qualquer outro

Falando das linhas, são duas chamadas de Ch’ŏllima com 12 km de extensão e Hyoksin com 10 km, a construção do metrô mais profundo do mundo se iniciou em 1968 e toda a rede fica na região oeste do rio Taedong em função de um acidente que houve nas obras de um túnel que deveria cruzar o rio, na ocasião pelo menos 100 pessoas faleceram. Confira a seguir os nomes das linhas e suas traduções para você ter ideia de como funciona este curioso sistema que só poderia ser fruto da Coreia do Norte:

Pulgynbel – Estrela Vermelha
Chonu(전우역) – Camarada
Keson(개선역) – Triunfo
Thonil(통일역) – Reunificação
Sinni(봉화) – Vitória
Ponhva(봉화) – Tocha
Yengvag(영광) – Glória
Puhin(부흥) – Revitalização

Gostou de conhecer o metrô mais profundo? Comente!