O coentro tem um aroma distinto e refrescante que é muito agradável, o que lhe garante uma ampla aplicação em guarnições ou até mesmo como um condimento no preparo de vários pratos culinários. Mas você sabia que as suas sementes também podem ser muitos úteis, especialmente no tratamento de alguns problemas de saúde? Geralmente consumidas através de um chá, as sementes de coentro possuem nutrientes capazes de promover a saúde de várias partes do corpo. Conheça a seguir alguns dos seus principais benefícios!

Combate problemas digestivos

A abundância de compostos químicos como borneol e linalol encontrados nas sementes de coentro pode ajudar eficazmente o processo de digestão, combatendo vários problemas digestivos como azia, cólicas e dores estomacais. Além disso, essas sementes também podem ser bastante úteis na prevenção da diarreia causada por bactérias. Isso acontece porque compostos como limoneno, cineol e alfa-pineno estão presentes em excesso nas sementes de coentro, sendo que eles são conhecidos por terem propriedades antibacterianas.

quais sao os beneficios das sementes de coentro para a saude 1

Auxilia na manutenção dos níveis de açúcar no sangue

As sementes de coentro são bastante conhecidas por ajudarem a manter o nível ideal de glicose no sangue, graças aos seus efeitos estimulantes nas glândulas endócrinas. Basicamente, elas ajudam a aumentar a secreção de insulina no pâncreas. Por fim, todo esse processo ajuda na absorção e assimilação do açúcar, resultando em uma diminuição acentuada do nível de glicose no sangue.

Reduz a incidência de conjuntivite e de outros problemas oculares

O alto teor de antioxidantes presentes nas sementes de coentro pode ser muito útil no tratamento de problemas relacionados aos olhos. Além disso, esses antioxidantes também ajudam na prevenção de infecções oculares. Uma infusão feita com essas sementes até pode ser usada para lavar os olhos para obter os seus inúmeros benefícios para a saúde ocular.

quais sao os beneficios das sementes de coentro para a saude 2

Previne a osteoporose

A presença de antioxidantes como vitamina A, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, cálcio e caroteno, torna as sementes de coentro muito benéficas na prevenção da osteoporose e na promoção da saúde das articulações. Uma simples xícara de chá dessas sementes consumida diariamente pode produzir resultados notáveis quando o assunto é o fortalecimento da densidade óssea. Por isso, se você possui problemas relacionados, experimente a utilização desse tratamento natural.

Ajuda a prevenir artrite e reumatismo

As sementes de coentro possuem compostos como o ácido linoleico e o cineol que são muito conhecidos por suas propriedades antiartríticas e anti-reumáticas. Basta mergulhar algumas sementes na água fervente para você obter a receita que pode tratar a inflamação das articulações e inchaço causado pelo reumatismo e pela artrite.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!