Nos dias atuais, o uso de calças por parte das mulheres é algo tão comum que pouca gente desconhece que nem sempre foi assim em grande parte da sociedade ocidental. No passado, as mulheres geralmente usavam saias longas, com exceção de algumas mulheres que usavam roupas parecidas com calças para realizar trabalhos ou praticar esportes. Embora até existissem algumas mulheres que defendessem o uso de calças no século XIX, essa parte do vestuário só se tornara “aceitável” para as mulheres em meados do século XX.

A adoção das calças como um item popular para as mulheres na sociedade ocidental remonta às origens dos movimentos de reformas do vestuário no meio do século XIX. Muitas das mulheres da época usavam saias longas que eram pesadas, volumosas e limitavam toda a amplitude de movimento. Por isso, elas passaram a se dedicar ao uso de calças em público. No entanto, embora algumas mulheres queriam isso por razões puramente práticas ligadas ao conforto, outras acreditavam que a liberdade de usar essa peça de roupa estava relacionada ao movimento em defesa dos direitos das mulheres, o que era algo muito radical e controverso para a época.

voce sabia que usar calcas ja foi um grande tabu para as mulheres no passado 1

A americana Elizabeth Smith Miller foi uma das primeiras a projetar uma versão inicial de roupas justas para as mulheres por volta de 1851. A peça consistia em uma saia que se estendia abaixo dos joelhos e calças “turcas” que se encontravam nos tornozelos. Conhecida como “bloomers”, essa peça recebeu esse nome como uma forma de homenagear uma das primeiras defensoras do design de Miller, a também americana Amelia Jenks Bloomer. Apesar de até ganhar popularidade em alguns círculos, esse tipo de roupa ainda continuou a gerar muita controvérsia no meio público.

Embora as mulheres já usassem calças após a Segunda Guerra Mundial, especialmente para a prática de esportes ou lazer, as tendências de estilo permaneciam fixadas em saias e vestidos até os anos 1960 e 1970. Só nessa época, impulsionada pelo movimento pelos direitos das mulheres nesses anos, as calças finalmente se tornaram opções de roupas populares e apropriadas para as mulheres em praticamente qualquer tipo de ambiente, seja em casa, em público ou em muitos locais de trabalho.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!