Você já percebeu que a foca e o leão-marinho são animais incrivelmente parecidos? De fato, existe uma boa razão para que ambas as criaturas sejam tão semelhantes. Elas são membros do grupo taxonômico “pinípedes”, um nome que, se traduzido do latim, significa “pés de barbatana”, o que sem dúvidas é uma das características mais marcantes desses animais. As morsas também fazem parte desse grupo, porém se destacam facilmente por conta das suas grandes presas, diferentemente das focas e dos leões-marinhos, que podem ser um pouco mais difíceis de distinguir.

Uma das maneiras mais fáceis de diferenciar esses dois mamíferos marinhos pode ser observada através das suas orelhas, ou a falta delas. Enquanto os leões-marinhos têm pequenas abas que servem como orelhas, as focas têm apenas pequenos orifícios nas laterais de suas elegantes cabeças com características aerodinâmicas. Esta característica em particular pode ser vista como uma das várias diferenças adaptativas baseadas em estilos de vida ligeiramente diferentes de ambas as espécies.

qual a diferenca entre a foca e o leao marinho 1

O leão-marinho possui orelhas mais salientes.

As focas também são tipicamente solitárias, passando a maior parte da vida na água. Seus pés curtos, semelhantes a barbatanas e as suas nadadeiras traseiras inclinadas para trás, praticamente não fornecem nenhum tipo de ajuda em terra firme, onde elas devem fazer certos malabarismos para se movimentar adequadamente. No entanto, esses detalhes as tornam mais rápidas e ágeis debaixo d’água, o que por si só já explica a preferência das focas pelo ambiente aquático.

qual a diferenca entre a foca e o leao marinho 2

Características anatômicas da foca lhe auxiliam na vida debaixo d’água.

Por outro lado, os leões-marinhos são maiores, mais altos e mais sociais, de modo que muitas vezes eles se reúnem em grandes grupos. Além disso, os seus pés são relativamente bem adaptados para arrastar seus corpos de centenas de quilos ao redor de praias rochosas, juntamente com nadadeiras alongadas que são capazes de impulsionar todo o seu corpanzil para a frente.

E você, já tinha reparado nas diferenças entre a foca e o leão-marinho? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!