Mickey, Minnie, Pato Donald, Pinóquio, Pateta e vários outros personagens da Disney sempre tiveram um acessório em comum: as luvas brancas. É até interessante pensar que muitos de nós nunca paramos para pensar nisso, mesmo se tratando de algo tão diante do nosso nariz com personagens tão famosos da cultura pop. Mas será que as luvas servem apenas como um mero detalhe visual ou elas realmente desempenham um propósito lógico?

A resposta de por que tantos personagens da Disney usam luvas brancas se resume ao fato de que a produção de uma animação é um processo longo e intensivo, especialmente em meados do fim dos anos 1920 e início dos anos 1930. De fato, levava bastante tempo e precisão para criar os personagens que conhecemos e amamos. Por isso, os animadores passaram a elaborar técnicas e truques para tornar o seu trabalho muito mais fácil e rápido. Uma dessas estratégias era usar bordas arredondadas em vez de ângulos, o que em outras palavras também significava simplificar recursos visuais como as mãos para tornar o processo de animação mais rápido.

por que varios personagens da disney usam luvas brancas 1

Ainda assim, na era dos desenhos animados em preto e branco, separar as mãos de bordas arredondadas dos personagens com os seus corpos negros era uma tarefa bem difícil. Desse modo, as luvas surgiram como uma maneira fácil de fazer as mãos se destacarem. Acredita-se que Walt Disney começou a usar a técnica da colocar luvas em seus personagens em um curta-metragem chamada “The Opry House”, lançado em 1929 e estrelado pelo Mickey Mouse. Ainda que as animações deixassem de ser produzidas em preto e branco com o passar dos anos, os desenhistas da Disney resolveram manter o Mickey e os seus amigos com as luvas brancas.

Vale destacar que, além de manter a animação mais simples, Walt Disney disse a seu biógrafo, Bob Thomas, que as luvas também foram desenvolvidas para cumprir um outro objetivo: humanizar o Mickey. “Não queríamos que ele tivesse mãos de rato porque ele deveria ser mais humano”, disse Walt Disney a Thomas em 1957, segundo o New York Times. “Então nós lhe demos luvas. Cinco dedos pareciam muito em uma figura tão pequena, então tiramos um. Logo isso também significava que teríamos um dedo a menos para animar”.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!