A Bósnia e Herzegovina é um país da Península Balcânica formado após a dissolução da Jugoslávia que faz fronteira com a Croácia, Sérvia e Montenegro. Lá governam três presidentes ao mesmo tempo!

Quer dizer, não exatamente ao mesmo tempo, isso porque o país é considerado uma república presidencialista tripartidária que ele um representante bósnio-muçulmano, um croata e um sérvio. Para que isso funcione, os três membros da presidência exercitam um governo rotativo onde cada um ocupa o cargo por 8 meses ao longo de seus quatro anos de mandato. Os representantes são diretamente elegidos pelo povo, sendo os votos da Federação para o bosníaco e o croata e da República Srpska para o sérvio). Depois, a presidência nomeia um presidente para o Conselho de Ministros que deve ser aprovado pela Câmara dos Representantes e é dele a responsabilidade de nomear os ministros daquele governo.

Já a Assembleia Parlamentar é composta por duas câmaras, a Câmara dos Representantes e a Câmara dos Povos, esta última possui 15 delegados, sendo dois terços da Federação (5 croatas e 5 bosníacos) e um terço da República Srpska (5 sérvios). Ja a Câmara dos Representantes é formada por 42 membros onde dois terços são eleitos pela Federação e um terço pela República Srpska. Por último, o Tribunal Constitucional da Bósnia e Herzegovina é o supremo e árbitro final de assuntos legais, este é composto por nove membros dos quais quatro são escolhidos pela Câmara dos Representantes da Federação, dois pela Assembleia da República Srpska e três pelo presidente do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem após consultar a presidência do país.

pais com tres presidentes tricurioso

Uma curiosidade interessante é que a Bósnia-Herzegovina funciona muito bem com suas duas entidades politicamente autônomas. Existe as já mencionadas Federação da Bósnia e Herzegovina e também a República Sérvia, entre ambos existe o distrito de Brčko que é um território livre que deve ser utilizado em comum dentre as duas entidades.

Curioso, não é mesmo? Comente!