Sim, a coreomania existiu, foi um fenômeno social bizarro que ocorreu no continente europeu durante os séculos XIV a XVIII onde as pessoas simplesmente não conseguiam parar de dançar! Saiba mais agora mesmo. 🙂

Durante este período alguns grupos de pessoas, que poderiam ir de dezenas a centenas, começavam a dançar no meio das cidades de forma bizarra e incontrolável. Estes grupos eram formados por mulheres, homens, crianças e idosos que caminhavam pelas ruas dos vilarejos e cidades dançando e atraindo adeptos, era comum que essas pessoas espumassem pela boca e dançassem até desmaiar devido cansaço. A historia afirma que um dos primeiros casos deste fenômeno ocorreu em Aquisgrano, Alemanha, no dia 24 de junho de 1374. Nesta ocasião as pessoas dançavam de forma selvagem nas vias públicas e gritavam sobre as visões que tinha e alucinações que surgiam em sua frente, elas também se contorciam e giravam até a exaustão total.

O curioso é que o acontecimento não se manteve apenas em um mesmo lugar, ele na verdade se espalhou por toda a Europa rapidamente e foi muito bem documentado para a época em função de sua forma inusitada de acontecer. Além disso, a coreomania ocorreu em diversos séculos e foi registrada em regiões como Países Baixos, Colônia, Metz e Estrasburgo, seguindo rotas de peregrinação.

coreomania tricurioso

Mas e a causa?

Desde o século XIX são estudadas e formuladas teorias sobre contágio emocional e também a forma como as emoções se propagam podendo causar até mesmo epidemias. Fenômenos como este onde multidões agem de uma mesma forma e propagam a histeria, esquecem de seus valores, limites físicos e simplesmente não conseguem pensar por si mesma. Já percebeu que em grandes protestos, basta o primeiro vândalo quebrar um comércio para que uma multidão se una a ele para praticar furtos e roubos? Um caso recente e um excelente exemplo foi a Greve dos Caminhoneiros que fez centenas de pessoas irem aos mercados e encherem suas dispensas com medo do que poderia acontecer, mesmo que a situação não pedisse tal atitude.

É este fenômeno de comportamento emocional em massa que justifica a coreomania, bastava que um começasse a agir daquela forma para que uma legião o seguisse.

Curioso, não é mesmo? Comente!