Em tese, os dragões contam com o melhor sistema de defesa embutida: eles podem cuspir fogo, o que pode fazer com que seus inimigos se transformem em simples fuligem. Mas embora a literatura histórica seja rica em temas relacionados aos dragões, não existe nenhuma evidência respeitável de que essas criaturas lendárias realmente existiram. Dito isto, será que no mundo real existe alguma criatura viva que pode cuspir fogo como o dragão mítico?

Basicamente, a resposta é não. No entanto, existem alguns animais surpreendentemente criativos que podem cuspir fumaça nociva, toxinas e até mesmo gosma. A principal razão da não existência de animais que cospem fogo não existem? Bem, simplesmente porque é praticamente impossível um ser vivo conseguir lidar com temperaturas tão altas. De fato, não existem animais reais que sejam resistentes a chamas ou imunes ao fogo de uma maneira tão simples. Até existem certos animais capazes de resistir a temperaturas super altas, como alguns tipos de vermes, mas essas altas temperaturas não chegam a ser tão quentes como o fogo propriamente dito.

existe algum animal capaz de cuspir fogo como os dragoes miticos 1

Parece que vamos ter que nos contentar com os animais flamejantes do Game of Thrones mesmo.

Esse fato até pode decepcionar os fãs de Daenerys Targaryen, a chamada “Mãe dos Dragões” da série Game of Throne, mas ainda assim existem alguns animais semelhantes a dragões em certos quesitos. Tomemos por exemplo a cobra cuspideira, um grupo que inclui várias espécies de cobras que cospem um tipo de veneno cegante de suas presas quando se sentem ameaçadas. Alguns escorpiões do gênero Parabuthus também podem esguichar um veneno altamente tóxico em potenciais intrusos. E, embora não seja uma explosão de fogo, os lagartos do gênero Strophuruspode podem atirar uma gosma desagradável da cauda para assustar os seus predadores.

No entanto, quando se trata de lutar contra o fogo, algumas aves de rapina são bastante prolíficas. Três espécies de aves predadoras(Milvus migrans, Haliastur sphenurus e Falco berigora) são conhecidas por enfrentar até incêndios florestais para pegar ervas ou galhos com suas garras. Essas aves, então, usam o fogo para acender novas chamas em outros lugares, o que por sua vez assusta as presas e as deixam vulneráveis para posteriormente servir de refeição.

Curioso, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!