Na era moderna, o termo “Wi-Fi” aparece com frequência em praticamente qualquer lugar. Mas você sabe por que essa tecnologia tem esse nome? Ou o que isso significa? Nós do TriCurioso resolvemos explorar a história da origem do Wi-Fi e vamos contar os detalhes disso para você ao longo desse post. Confira!

Algumas pessoas acreditam que o nome Wi-Fi é uma abreviação de “wireless fidelity”, que se traduzido do inglês significa algo como “fidelidade sem fio”. No entanto, essa explicação não é necessariamente correta, já que, na prática, a palavra Wi-Fi significa… absolutamente nada! Na verdade, Wi-Fi é uma marca registrada da empresa Wi-Fi Alliance, anteriormente conhecida como Wireless Ethernet Compatibility Alliance. Um dos membros fundadores dessa empresa, Phil Belanger, compartilhou a história da criação desse termo em 2005. Segundo ele, a empresa focada na transmissão de sinais sem fio estava buscando um nome amigável para se referir à tecnologia que aderiu aos padrões conhecidos como IEEE 802.11, de modo que no final das contas acabaram optando por esse nome bastante peculiar.

por que o wi fi tem esse nome 1

“Precisávamos de algo que fosse um pouco mais cativante do que a sequência IEEE 802.11b”, explicou Belanger. “A empresa contratou a Interbrand para apresentar ideias e a consultoria de marca propôs 10 nomes, incluindo Wi-Fi, que soa muito parecido como “hi-fi” (“alta fidelidade” em português). A única razão pela qual você ouve algumas pessoas dizerem que isso significa ‘Wireless Fidelity’ é que alguns dos colegas do grupo ficaram com medo de usar esse tipo de marketing. Eles não imaginariam que usar o nome “Wi-Fi” sem ter algum tipo de explicação literal daria certo. Por isso, concordamos em incluir o slogan ‘o padrão para a fidelidade sem fio’ junto com o nome. No final das contas, isso foi um erro e só serviu para confundir as pessoas e diluir a marca.”

Ou seja, o termo “wireless fidelity” (fidelidade sem fio) não significa absolutamente nada, tendo sido criado apenas como uma tentativa “desajeitada” de encontrar duas palavras que poderiam ser usadas para se encaixar em “Wi-Fi”. De fato, embora o slogan “o padrão para a fidelidade sem fio” aparecesse nas primeiras campanhas de marketing da empresa no início da divulgação da tecnologia, a empresa optou por abandoná-lo depois de aproximadamente um ano.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!