É isso mesmo que você leu. Já pensou em visitar uma cidade onde centenas de pessoas vivem no subterrâneo? Seja bem-vindo a Coober Pedy!

Coober Pedy é uma cidade australiana que fica na região meridional do país. Hoje ela possui cerca de 3 mil habitantes e seu nome vem da palavra aborígene ‘kupa-piti’ que significa buracos para homens-brancos. Sinistro, não é não? Uma curiosidade interessante é que a cidade é uma das maiores produtoras de opala em todo o mundo, sendo hoje chamada de capital mundial do minério. A cidade foi fundada em 1910 e em 1915 surgiram as primeiras minas de opala.

O interessante é que o título desta matéria não é brincadeira! Em Coober Pedy tudo fica no subterrâneo, sejam casas, lojas, hotéis, galerias de arte, igrejas e até mesmo os bares. Tudo isso em função do sufocante calor do deserto, viver abaixo da superfície é uma excelente alternativa para se proteger do sol e do calor também.

cidade subterranea coober pery tricurioso 4

Uma casa subterrânea

cidade subterranea coober pery tricurioso

Galeria de arte… Subterrânea

Só para contextualiza-lo, uma caverna comum (chamada por lá de dugouts) possui três quartos, uma sala de estar, cozinha e banheiro, elas são escavadas na rocha em encostas e o preço é semelhante ao de construir uma casa na superfície. A vantagem é a temperatura constante refrescante, evitando a necessidade de ar condicionado. Hoje ela chama a atenção de muitos turistas que vão até lá conhecer este diferente estilo de vida. Dentre os pontos turísticos temos as minas, o cemitério, a Igreja Ortodoxa Sérvia e também a Igreja Católica. A cidade possui estrutura para turismo com hotéis e restaurantes.

cidade subterranea coober pery tricurioso 3

Hotel

cidade subterranea coober pery tricurioso 2

Restaurante

Legal, não é mesmo? Comente!