Todos adoramos um mamífero adorável e pequeno não é mesmo? Admirar suas fotinhos pode trazer grandes sorrisos. Entretanto, você sabe qual é o menor primata do mundo?

Seu nome é lêmure-rato-de-madame-berthe ou ainda lêmure-rato-de-berthe, já para ciência seu nome é Microcebus berthae. Ele é considerado o menor dos lêmures-ratos e também o menor primata de todo o mundo. Ele possui apenas 9,2 cm de comprimento e não pesa mais do que 30 gramas. Você só o encontrará se visitar Madagascar e acredita-se que tenham este tamanho e forma em função da evolução na localidade que devido a alguns mecanismos e condições ambientais os fez ficar pequeninos.

menor primata mundo tricurioso 1 1

Para vê-lo, biólogos costumam ir até a Floresta de Kirindy na parte ocidental de Madagascar pois é lá que é mais facilmente encontrado. Ele foi descoberto em 1992 na Floresta Decídua de Madascar e naquele momento acreditava-se que na verdade era o Microcebus myoxinus, entretanto após análises morfométricas descobriu-se que era outro primata, uma nova espécie descoberta. Seu nome foi dado em homenagem a conservacionista e primatóloga Berthe Rakotosamimanana que vivia em Madagascar e que foi secretaria-geral do Groupe d’Etudies et de Recherche des Primates (GERP) deste o momento de fundação até falecer em 2005.

Infelizmente, hoje o lêmure-rato-de-merthe está em perigo de extinção devido à destruição de seu habitat natural em função da extração ilegal de madeira para abrir espaço para agricultura. Muito triste. 🙁

Gostou de conhecer o menor primata do mundo? Comente!