Algumas vezes vamos ao cinema e nos surpreendemos com filmes de duração de duas horas, três horas… Entretanto, você sabe qual é o filme mais longo do mundo?

Ele se chama Modern Times Forever (Stora Enso Building, Helsinki) e foi criado em 2011 por um grupo de arte chamado Superflex da Dinamarca. Consiste em um documentário e foi dirigido por Jakob Fenger, Rasmus Nielsen e Bjornstjerne Reuter Christiansen, ele mostra a sede da fabricante de papel Stora Enso e sua transformação em um prédio dilapidado quando vemos o tempo acelerar para o futuro quando a raça humana foi extinta. O prédio foi escolhido em função de ser um grande símbolo de poder, a intenção do grupo era mostrar como a obra do arquiteto Alvar Aato e qualquer outra obra pode ser alterada ao longo do tempo.

filme mais longo mundo tricurioso 1

Leia também: Qual foi o filme mais longo a ganhar um Oscar?

O que chama a atenção neste longa é sua duração. Lançado em março de 2011, o filme tinha 240 horas, o que totalizam 10 dias! Ele foi exibido uma única vez em toda a história e sua exibição ocorrem na fachada do prédio em que se baseou. A sinopse oficial do longa – que levou a palavra longa para outro patamar, é:

“Pensado sobre o que aconteceria com o edifício Stora Enso, sede da Helsinki, um símbolo arquitetônico e ideológico, um acompanhamento do prédio durante dez dias, compactado em 240 horas de filme, é registrado como forma de prospectá-lo ao longo dos próximos mil anos.”

Bizarro, não é mesmo? Comente!