Curiosidades

Conheça o Estádio de Futebol que fica em duas cidades ao mesmo tempo!

Conheça o Estádio de Futebol que fica em duas cidades ao mesmo tempo!

Já sonhou em estar em duas cidades ao mesmo tempo? Então, se você for a Portugal e visitar o Estádio Algarve, você pode!

Canecas para Presente

O Estádio Algarve é um estádio construído para o Campeonato Europeu de Futebol 2004 e possui 30.305 lugares. O mais curioso é que ele fica na divisa entre as cidades de Loulé e Faro, sendo responsabilidade dos dois municípios. Além disso, existem dois times residentes, o Sporting Clube Farense e o Louletano Desportivos Clube, entretanto nenhum dos dois utiliza o local como ‘casa’. Além deles, de 2006 a 2007 e de 2010 a 2011 o time Portimonense fez do Estádio ‘Duas cidades ao mesmo tempo’ sua casa até que as obras do Estádio Municipal de Portimão fossem finalizadas. Já em 2013/2014 foi a vez do Olhanense ocupar o lugar já que o Estádio José Arcanjo estava em péssimo estado e precisou de reformas.

Voltando ao Estádio Alagarve, ele foi inaugurado no dia 23 de novembro de 2003 e teve seu primeiro jogo oficial em 1 de janeiro de 2004 quando o Sporting Clube Farense jogou contra o Louletano Desportos Clube em um amistoso. O estádio foi arquitetado pela empresa australiana HOK S+V+E, a mesma que fez o Estádio Olímpico de Sydney, Austrália e também o Estádio da Luz em Portugal. Sobre os custos, o Estádio custa 10 mil euros diários que são pagos pelas Câmaras Municipais de Loulé e Faro, o que custa 3,6 milhões de euros aos cores públicos.

Todo este dinheiro vai para o pagamento de amotinações, juros, manutenção e funcionamento que atualmente são pagos exclusivamente pelas Câmaras Municipais de Loulé e Faro, infelizmente a venda de ingressos e a frequência de eventos está a cada dia menor, fazendo com que o estádio não dê um alívio financeiro as cidades. Ao menos, o estádio fica em duas cidades ao mesmo tempo, o que faz os custos serem divididos.

Gostou da curiosidade? Comente!

Leia Também: