Se você costuma visitar a praia com uma certa frequência, já deve ter notado que o mar geralmente apresenta uma cor azulada. Curiosamente, muita gente acredita que o oceano é azul porque ele supostamente serve como um “espelho” para refletir a cor do céu, mas na verdade isso é grande um equívoco. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), o mar é azul por causa da maneira como ele absorve a luz do sol.

Quando a luz do sol atinge o oceano, a água absorve fortemente as cores de longos comprimentos de onda na extremidade vermelha do espectro de luz, bem como a luz de comprimentos de ondas curtas, incluindo violeta e ultravioleta. A luz que “sobra” é a que vemos, sendo composta principalmente por comprimentos de onda azuis.

por que o mar e azul 1

No entanto, a NOAA deixa claro que o mar pode assumir outros tipos de cores, incluindo tons de verde e até mesmo tons de vermelho, caso a luz solar reflita em objetos flutuando perto da superfície da água, como sedimentos e algas. Além disso, a tonalidade do azul também depende do quanto de água está disponível para absorver a luz. Por exemplo, a água dentro de um copo de vidro é clara porque não há moléculas de água suficientes para conseguir absorver a luz.

Vale destacar que, no geral, a luz azul costuma ser a menos absorvida, dando a maior profundidade de penetração nos oceanos, de acordo com a NASA. Este fato se torna ainda mais notável se você olhar fotos subaquáticas não editadas que não tenham sido tiradas com um flash da câmera ou com alguma outra fonte de luz artificial. Nesses casos, até mesmo o mais colorido dos peixes tropicais parece contar apenas com tonalidades azuis.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!