Se você assistia Todo Mundo Odeia o Chris, certamente já ouviu falar de uma doença chamada Gota, afinal diversas vezes Julius Rock, personagem da série, a teve. Mas afinal, o que ela é? O que a causa? É o que vamos descobrir!

A gota, também chamada de Doença dos Reis, é um problema inflamatório que ocorre nas articulações quando a taxa de ácido úrico no sangue está acima dos índices normais. Os sintomas da gota ocorrem de repente e costumam se manifestar à noite. Existe uma grande variação da manifestação da doença, alguns podem ter crises agudas de artrite enquanto outros podem possuir depósito de cristais ou ainda alterações na função renal.

Tipos de gota

Gota primária

Ela ocorre em função de um erro inato no metabolismo das purinas, causando um defeito enzimático muito específico caracterizado pela produção de ácido úrico em excesso ou por defeito na excreção renal de urato.

Gota secundária

Esta ocorre em função de outras doenças como leucemia, psoríase, insuficiência renal e outras ou ainda em função do uso de alguns medicamentos que tenham este como seu efeito colateral. É importante sempre ler a bula das medicações para ter certeza de que é seguro ingerir um certo medicamento.

o que e gota tricurioso

Causa

Como dissemos acima, a principal causa está relacionada com os altos níveis de ácido úrico na corrente sanguínea. Isso ocorre 40% das vezes devido a histórico familiar e influências genéticas. Entretanto, os outros 60% são formados por fatores que podem aumentar a chance de você ter a doença, são eles:

  • Consumo de álcool;
  • Presença de outras doenças;
  • Dieta com consumo de muita gordura;
  • Uso de algumas medicações.

Infelizmente, a causa exata da gota ainda é desconhecida para a medicina, porém se você possui histórico familiar da doença tenha cuidado redobrado.

Você conhecia todas essas informações? Comente logo abaixo!