Esta é mais uma na lista de doenças que ouvimos falar mas não sabemos praticamente nada sobre. Afinal, o que é artrose?

A artrose, também conhecida como osteoartrite, é um tipo de doença que ocorre nas articulações, assim causando desgaste na cartilagem que cobre as extremidades dos ossos. Além disso, outros componentes das articulações também podem ser danificados como os ligamentos, membrana sinovial e o líquido sinovial. A função da cartilagem articular é promover o deslizamento dos ossos sem que haja dor quando você faz algum movimento. Quando essa cartilagem desgasta, você poderá sentir dor, ter inchaços e até mesmo limitações funcionais. Ela atinge principalmente as mãos, joelhos, coluna e quadris.

Infelizmente, a artrose vai piorando com o tempo e até o momento não existe cura, apenas tratamentos que retardam sua evolução e melhoram a função das articulações. Segundo dados do Ministério da Saúde 15 milhões de pessoas sofrem com a doença no Brasil.

o que e artrose tricurioso 1

O que pode causa-la?

Existe a artrose primária que é causada principalmente pelo uso excessivo de algumas articulações e também pelo envelhecimento natural do paciente. Utilizar as articulações ano após ano causa danos na cartilagem que levam a dor e inchaço. O líquido sinovial também costuma ir se degenerando em função do uso repetitivo, causando a doença. A principal complicação neste quadro ocorre quando as extremidades dos ossos calcificam, assim causando os populares bicos de papagaio na coluna. Esta é uma doença hereditária, então convém você consultar sua família para descobrir se há chance de você também desenvolve-la.

Também existe a artrose secundária que é uma consequência de outras doenças ou condições do paciente, algumas causas comuns neste caso são obesidade, trauma, cirurgia nas articulações, gota, articulações anormais desde o nascimento, artrite reumatoide, diabetes e distúrbios hormonais.

Você já havia ouvido falar na artrose? Comente!