A goiaba é uma das frutas mais deliciosas e nutritivas disponíveis para o consumo. Basicamente, ela é o tipo de fruta que você pode comer durante aquele lanche da tarde sem se sentir culpado. Nativas das Américas Central e do Sul, as goiabas podem apresentar polpas de cores diferentes, incluindo tonalidades branca, rosa ou até mesmo amarela, dependendo da sua variedade. Que tal conhecer os seus principais benefícios para a saúde?

Combate a diarreia

Doenças como a diarreia podem fazer com que o corpo perca uma grande quantidade de nutrientes essenciais, o que por sua vez também acaba enfraquecendo o sistema imunológico. Nesses casos, a goiaba ajuda a prender o intestino devido seu alto teor de taninos. No entanto, por causa desse efeito, o seu consumo deve ser controlado durante a gravidez para evitar a prisão de ventre, que por si só já é relativamente comum no período de gestação.

quais sao os beneficios da goiaba para a saude 1

Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer

A goiaba pode ser muito útil na inibição do crescimento de células cancerosas, o que consequentemente também previne o crescimento de tumores. Estudos recentes também já mostraram que comer goiaba regularmente pode ajudar a prevenir o câncer de próstata e o câncer bucal, principalmente por conta da presença do licopeno em sua composição. Além disso, você pode obter um benefício semelhante através do chá das folhas da goiabeira, já que elas contêm um óleo que atua como um antiproliferativo que também pode prevenir a disseminação de células cancerígenas.

Melhora a saúde da pele e combate o envelhecimento precoce

Com o passar do tempo, o corpo envelhece internamente e externamente, já que se trata de algo irreversível. No entanto, comer uma dieta rica em antioxidantes e vitamina C pode proteger o corpo e a pele dos danos oxidativos e também dos efeitos nocivos do envelhecimento precoce. A vitamina C é muito boa para a produção de colágeno, especialmente nas células da pele, deixando-as mais suaves e hidratadas.

quais sao os beneficios da goiaba para a saude 2

Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico é a principal barreira do corpo para enfrentar doenças e infecções. Quando o sistema imunológico do corpo enfraquece, as doenças crônicas e infecções podem criar raízes no corpo muito mais facilmente. A boa notícia é que a goiaba é uma ótima fonte de vitamina C, que é um poderoso antioxidante benéfico para a imunidade do corpo. Desse modo, o consumo regular de goiabas pode garantir que o corpo fique livre de doenças e se recupere rapidamente.

Ajuda a promover a saúde dos olhos

Comer a dieta certa pode fazer uma enorme diferença na saúde dos seus olhos. A goiaba, por exemplo, é rica em vitamina A, que é conhecida por prevenir a degeneração macular e proteger a retina dos danos causados pelos efeitos dos radicais livres. A vitamina A mantém o estresse oxidativo sob controle e também previne o surgimento de outras doenças oculares, como a catarata e a cegueira noturna.

E você, gosta dessa fruta? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!