Seja você um fã de heavy metal ou simplesmente um admirador desse gênero musical, muito provavelmente já deve ter notado que a Finlândia é um dos países que mais se destacam nesse quesito. De fato, não é surpresa para ninguém que os países escandinavos tenham um grande fascínio pelo metal, mas a Finlândia chama a atenção por ser o país com mais bandas de heavy metal per capita do mundo, contando com mais de 50 bandas de heavy metal para cada 100 mil pessoas! Para muitos especialistas, o metal parece ser parte integrante da cultura finlandesa, representando e
refletindo a sua identidade nacional. Mas afinal, como o metal se tornou tão proeminente na cena musical finlandesa?

Por incrível que pareça, a resposta para isso pode estar relacionada ao clima do país. Muitos especialistas têm especulado que o clima na Finlândia, que é caracterizado por invernos bastante rigorosos e muitas vezes extremamente severos, pode ter contribuído para o interesse proporcionalmente alto da população por gêneros musicais mais pesados. Quando alguém está cercado de frio e escuridão por longos períodos de tempo, é natural que alguma forma de depressão comece a se apresentar. E como muitos finlandeses combatem essa depressão? Eliminando essa energia negativa através da música! E, convenhamos, talvez não exista um gênero musical mais adaptado para liberar energias negativas do que o heavy metal.

por que o heavy metal e tao popular na finlandia 1

Além disso, também existe o fato de que as bandas de metal da Finlândia são extremamente bem-sucedidas no ramo. Nightwish, Hanoi Rocks, HIM, Apocalyptica, Children of Bodom, Amorphis, Lordi são apenas alguns exemplos de bandas de metal que se tornaram verdadeiras embaixadoras culturais da Finlândia, inspirando muitas pessoas a descobrir mais sobre o país e a cultura local. Para se ter uma ideia, o metal pode ser facilmente encontrado na paisagem urbana de muitas cidades finlandesas, onde existem vários bares e festivais focados especialmente no gênero. De fato, o metal é tocado regularmente em rádios comerciais, se tornando uma peça fundamental do entretenimento finlandês.

por que o heavy metal e tao popular na finlandia 2

Ou seja, independentemente de como a cena musical finlandesa será no futuro, uma coisa é certa. Os artistas e as bandas da Finlândia que tocam outros gêneros musicais terão que trabalhar duro para conseguir o que as bandas de metal do país já alcançaram.

E você, curte um heavy metal? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!