A paridade matemática é geralmente uma das primeiras regras aprendidas nas aulas de aritmética, embora você possa não estar familiarizado com esse nome. Basicamente, esse conceito se trata de como podemos separar todos os inteiros em duas categorias: números pares e números ímpares. Determinar a paridade de um inteiro (um número que pode ser escrito sem um componente restante ou fracionário) é muito simples. Se o número é divisível por 2, é par, caso contrário, é ímpar. Mas, sendo assim, onde exatamente o número 0 se enquadra nessas categorias?

Muitas pessoas ficam confusas com o conceito de paridade do número 0, seja pela incerteza em saber se ele é um número inteiro ou simplesmente pelo fato de desconhecer a sua veiculação como um número, já que ele tecnicamente significa um conjunto vazio. Bem, como um número inteiro que pode ser escrito sem um resto, o zero tecnicamente se classifica como um número inteiro. Então, para determinar se é ele par ou ímpar, devemos fazer a pergunta: 0 é divisível por 2?

afinal o zero e um numero par ou impar 1

Um número é considerado divisível por 2 se o resultado de sua divisão por 2 não tiver nenhum componente restante ou fracionário, ou seja, o resultado deve ser basicamente um número inteiro. Para entender melhor, pense da seguinte forma. Quando você divide um número, cada parte de uma equação tem um propósito e um nome específico com base no que ela faz. Por exemplo, vamos analisar a seguinte equação: 10 ÷ 2 = 5. Nesta divisão, o número 10 é o dividendo ou o número que está sendo dividido; o número 2 é o divisor ou o número pelo qual o dividendo é dividido; já o número 5 é o quociente ou o resultado da equação. Como o quociente dessa divisão por 2 é um número inteiro (no caso o 5), o número 10 é considerado um número par. Se você fosse dividir, por exemplo, 101 por 2, o quociente seria 50,5, um número não inteiro, o que classifica o número 101 como ímpar.

Então, para finalmente responder a pergunta principal desse post, vamos abordar o 0 da mesma forma que qualquer outro número inteiro. Quando o 0 é dividido por 2, o quociente resultante também é 0, um número inteiro. Portanto, podemos dizer que o zero é um número par.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!