Quando pequena eu precisei fazer uma cirurgia para retirada da adenoide e desde então sempre fiquei curiosa sobre o que seria isso. Vamos descobrir juntos?

A adenoide é composta por dois pequenos acúmulos de tecidos linfoides que ficam na parte de trás do nariz, logo acima da garganta na região chamada de rinofaringe. Todos nós nascemos com a adenoide, não sendo assim um sintoma de doença. Ela serve para proteger nosso organismo de partículas aéreas, vírus e bactérias que podem se acumular no nariz e garganta. Ela é mais atuante na primeira infância, sendo que começa a se formar aos 2 anos de idade e atinge seu ápice entre o terceiro e o quarto ano até os sete anos, depois começa a regredir.

Não é possível ver a adenoide da mesma forma que vemos as amídalas, por exemplo, então caso haja suspeita de problema na região a criança deve ser levada para um otorrinolaringologista fazer uma análise, pedir exames e diagnosticar o problema. Infelizmente, é neste mesmo período da infância que a adenoide costuma dar problema, causando obstrução na passagem de ar pelo nariz, infecções virais e bacterianas, adenoidite de repetição e diversos outros problemas.

o que e adenoide tricurioso

Para o tratamento de problemas na adenoide é necessário primeiro descobrir qual é o problema e também sua dimensão para então decidir que devem ser dados remédios ou se há necessidade de intervenção cirúrgica. Infelizmente, não há remédios que a façam diminuir então caso a criança tenha a hipertrofia da adenoide, será necessário realizar uma adenoidectomia, ou seja, uma cirurgia para sua retirada. O procedimento é bem simples e apesar de necessitar de anestesia geral, ele leva cerca de dez minutos apenas.

Gostou da curiosidade? Sabia de tudo isso? Comente!