Caso você não saiba, a vareniclina é um medicamento utilizado no tratamento para parar de fumar, porém você sabe o que ele é e como funciona? É o que hoje irei explicar!

Como dito acima, a vareniclina é um tipo de remédio que atua na redução do desejo de fumar aliado a diminuição dos sintomas de abstinência. A FDA – agência reguladora de medicamentos e alimentos dos EUA – aprovou o medicamento em 2006 e já no ano seguinte ele chegou ao Brasil, sendo hoje o mais eficaz dentre os tratamentos de primeira linha para terminar com o tabagismo.

Como ela funciona?

Este medicamento se liga de forma parcial ao receptor de nicotina, assim reduzindo a intensidade da vontade de fumar e, em conjunto, diminui os sintomas da abstinência também. Além disso, se você mesmo tomando o remédio fumar um cigarro, não sentirá tanto prazer em fazê-lo, assim fortalecendo o paciente diante do desejo e impedindo que o mesmo sinta prazer ao levar o cigarro a boca.

como funciona vareniclina tricurioso

A forma de uso depende de cada paciente que, em geral, começa com doses pequenas e vai aumentando até alcançar 1 mg que é levado até o final do tratamento. É assim que ocorre a diminuição de efeitos colaterais e facilita que o tratamento continue. No oitavo dia de tratamento o paciente já recebe a orientação de não fumar mais nenhum cigarro e provavelmente não voltará a sentir vontade de fumar.

Quem não pode fazer o tratamento?

Menores de 18 anos, grávidas, lactantes e também pessoas que possuam o hábito da automedicação. Pessoas com alergia a algum componente de fabricação ou ainda que tenham algum transtorno psiquiátrico não tratado ou em tratamento.

Você já conhecia este tratamento? Comente!