A cenoura oferece muitos benefícios para a saúde, o que a torna um dos legumes mais convenientes para o consumo. Só que, para a surpresa de muitos, o suco de cenoura pode até ser considerado melhor para a saúde do que comer o próprio vegetal, uma vez que ele é mais concentrado e de fácil ingestão. Ou seja, isso significa que você pode obter muitos nutrientes essenciais com apenas um copo de suco! Que tal conhecer alguns dos principais benefícios do suco de cenoura para a saúde?

Protege a visão

Sem dúvidas, o benefício mais notável do consumo do suco de cenoura são os efeitos desempenhados no bom funcionamento da visão. Além da vitamina A, necessária para melhorar a visão em lugares com pouca luz, a presença de luteína (um ótimo antioxidante) é geralmente associada à um menor risco do surgimento de problemas como degeneração macular e catarata.

quais sao os beneficios do suco de cenoura para a saude 1

Promove a saúde da pele e previne o envelhecimento precoce

As três principais vitaminas antioxidantes (A, C e E) desempenham papéis importantes na prevenção dos danos oxidativos dos radicais livres sobre a pele. As cenouras não contêm quantidades elevadas de vitamina E, mas são ricas em vitaminas A e C, o que já é suficiente para promover uma ótima proteção. Isso é decorrente do fato de que essas vitaminas podem acelerar a cicatrização de feridas na pele e também podem beneficiar o gerenciamento de várias doenças da pele, mantendo-a macia e hidratada por mais tempo.

Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico é altamente necessário para proteger o corpo dos perigos dos patógenos externos. No entanto, ele exige um apoio extra através de uma fortificação nutricional. O suco de cenoura fornece quantidades generosas de vitaminas A e C que ajudam a melhorar a função antioxidante do sistema imunológico. Esse suco também contém uma grande variedade de compostos à base de plantas que também dão suporte ao sistema imunológico de diferentes maneiras, como o aumento da produção dos glóbulos brancos.

quais sao os beneficios do suco de cenoura para a saude 2

Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer

A vitamina A, presente na cenoura na forma de betacaroteno, já teve uma eficácia comprovada em testes na questão de ajudar a prevenir danos celulares que podem dar início a alterações cancerosas e, surpreendentemente, pode até desencadear a morte de células cancerosas. O betacaroteno também parece ser de grande ajuda no tratamento do câncer de próstata, enquanto os antioxidantes presentes nesse suco podem também ajudar a prevenir o câncer de pulmão.

Auxilia no controle dos os níveis de colesterol

O suco de cenoura pode ajudar a controlar ou reduzir os níveis de colesterol, graças à presença de fibras solúveis em sua composição. Ele também pode diminuir a absorção de gordura na corrente sanguínea, reduzindo a probabilidade da elevação dos níveis de triglicérides ou colesterol.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!