A maioria das pessoas costuma cortar um abacate sem nenhum cuidado específico, mas o que pouca gente sabe é que o tipo de faca que você usa pode desempenhar um papel importante na rapidez com que a polpa verde cremosa do abacate fica marrom e praticamente inutilizável. Assim como maçãs e berinjelas, os abacates contêm uma enzima que faz com que a polpa fique “bronzeada” quando é exposta ao oxigênio no ar. No entanto, segundo Nick Stellino, um famoso chef e apresentador de TV, as facas de metal (especificamente aquelas que contam com elementos de cobre e ferro) tendem a iniciar o processo de escurecimento um pouco mais cedo do que as facas feitas de plástico ou cerâmica. Por isso, ele recomenda que elas devem ser evitadas.

É importante deixar claro que cortar um abacate com uma faca de cerâmica ou de plástico não manterá seu abacate no seu verde característico por dias, mas você perceberá que a polpa da fruta não irá descolorir tão rapidamente. Você até pode diminuir ainda mais a taxa de escurecimento ao também prestar atenção em como você corta o abacate. Remover o “buraco” onde fica o caroço também é um grande erro, segundo Stellino, já que essa é a parte mais saudável do abacate. Repare que a maioria das pessoas tenta “cavar” a polpa por baixo, removendo assim muito da porção comestível do abacate ao mesmo tempo em que expõe ainda mais a faca de metal na fruta. Em vez disso, ele recomenda usar a faca apenas para remover o caroço por cima. Isso permite que você o retire sem que o metal toque a polpa carnuda.

saiba por que voce nao deveria usar facas de metal para cortar abacate 1

Quando se trata de comprar a “faca perfeita” de plástico ou cerâmica, Stellino diz que não existe uma marca em particular que seja melhor que as outras. Desse modo, tudo pode ser baseado em sua preferência pessoal. Segundo ele, as pessoas só precisam observar qual fornece o melhor encaixe para suas mãos e que funciona melhor de acordo com o que estão cozinhando.

Vale destacar que, independentemente do que você faça, o abacate vai ficar marrom mais cedo ou mais tarde, apesar das facas de cerâmica e plástico promoverem um período de aproveitamento maior, como citado anteriormente. Por isso recomenda-se o seu consumo dentro de um ou dois dias após o corte. Para um bom armazenamento, também é recomendável selar a fruta em uma bolsa hermética e colocá-la na geladeira o mais rápido possível.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!