Você foi visitar o oftalmologista na sua consulta de rotina e saiu de lá sabendo que possui hipermetropia… E agora? O que é isso? Vamos entender!

A hipermetropia é a famosa dificuldade para enxergar coisas próximas, causando problemas para ler, utilizar um smartphone, etc. É um problema muito comum onde a imagem se forma depois da retina ao invés de exatamente sobre ela. Seu olho funciona exatamente como uma câmara escura, a luz entra pelo ‘buraco’ chamado pupila e se forma na ‘parede’ que se chama retina. O olho e a córnea tem o formato perfeito, o que proporciona que a imagem se forme no local correto chamado mácula. Assim, a informação é enviada para cérebro através do nervo óptico.

Quando ocorre a hipermetropia, o que acontece é que o formato do globo ocular se torna mais achatado ou a córnea fica mais plana, isso faz com que a imagem se forme após a retina, o que faz com que ela não capture a figura com clareza e envie para o cérebro a imagem errada. Infelizmente, a causa da hipermetropia é genética e não há como se prevenir do problema. Eu, por exemplo, tenho meus dois pais com o mesmo problema e certamente não vou escapar desta! Hehe.

o que e hipermetropia tricurioso

Para o tratamento da hipermetropia não há escapatória. Óculos ou lentes de contato para compensar a curvatura errada da córnea ou ainda o comprimento mais curto do globo ocular. Caso você tenha um grau muito elevado, pode apostar na cirurgia refrativa que modela a curvatura da córnea, em função do risco e também das possíveis complicações, é uma cirurgia indicada para quem tem grau alto.

Você sabia de tudo isso? Possui hipermetropia? Seus pais possuem? Comente!