Não importa se você é um fotógrafo assíduo ou apenas uma pessoa que costuma tirar fotos durante as férias, o fato é que inevitavelmente as lentes da sua câmera ficarão sujas o suficiente para exigir uma limpeza em algum momento. Para garantir que as suas lentes permaneçam na melhor forma, listamos aqui algumas dicas fornecidas por especialistas sobre como limpar a lente da sua câmera com a atenção aos detalhes que ela merece. Afinal, uma lente bem cuidada pode durar a vida toda. Confira!

Limpando os elementos dianteiros e traseiros

saiba como limpar corretamente as lentes de sua camera 1

Primeiramente, recomenda-se limpar os elementos dianteiros e traseiros das lentes. Por motivos óbvios, esses dois elementos ópticos são os mais propensos a ficarem sujos ao fotografar no dia-a-dia, principalmente o elemento frontal. No entanto, antes de optar por um pano de limpeza tradicional, você pode usar um bulbo soprador para a remover a poeira que, caso contrário, ficaria retida no vidro caso um pano fosse usado diretamente. Após esse procedimento, basta utilizar um pano de microfibra e uma solução de limpeza. Certifique-se de encontrar um pano que não deixa nenhum risco indesejável. Além disso, ao usar a solução de limpeza juntamente com o pano, evite pulverizar a solução diretamente nos elementos ópticos. Em vez disso, pulverize a solução no pano e limpe até promover a limpeza total.

Limpando a parte exterior da lente

saiba como limpar corretamente as lentes de sua camera 2

Muita gente não se preocupa em limpar a parte externa das lentes, mas isso pode ser muito importante para a conservação da sua câmera. Um pano de microfibra faz maravilhas para tirar a poeira e sujeira do lado de fora das lentes, mas você também pode pegar uma escova de cerdas macias sem qualquer tipo de limpador líquido para escovar as fendas da parte externa. As cerdas têm a capacidade de remover qualquer sujeira que possa ter ficado presa entre os anéis de zoom, uma das partes mais afetadas.

Contatos da lente

saiba como limpar corretamente as lentes de sua camera 3

As lentes mais novas têm contatos eletrônicos na parte do encaixe que acionam o motor de foco, a configuração de estabilização de imagem (se houver) e ajudam a transferir informações sobre a imagem para o corpo da câmera. Na maioria das vezes, você nunca deve se preocupar com esses contatos e é melhor evitar limpá-los o máximo possível, pois eles são feitos de metais muito sensíveis. Mas caso você receba um código de erro constante com relação à conexão entre a lente e a câmera, o método mais seguro é limpar a região com uma borracha de lápis. Certifique-se de que a borracha que você está usando seja inteiramente macia, pois certas borrachas podem conter abrasivos que podem arranhar os contatos. Além disso, certifique-se de que a lente esteja voltada para baixo, para que as lascas que se soltam da borracha não possam entrar nos componentes internos da lente. No entanto, como dito anteriormente, faça isso apenas caso seja realmente necessário!

Gostou das dicas? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!