Apesar de ser muito popular nos dias atuais, a Internet ainda pode ser um campo de mistérios para muitos dos seus usuários. Isso pode ser facilmente notado quando algumas pessoas tentam diferenciar um roteador de um modem, por exemplo. Ambos os dispositivos são essenciais para configurar uma rede sem fio, mas eles são responsáveis por funções bastante distintas. Ao longo desse post, você vai conhecer as principais diferenças entre essas duas peças de hardware que fazem a internet doméstica funcionar adequadamente.

Modem

qual a diferenca entre modem e roteador 1

O modem serve como um portal da sua casa para a World Wide Web, a rede mundial de computadores. Geralmente ele é caracterizado por uma caixa fina com uma fileira de luzes de LED na frente que informam se ele está ligado e conectado à Internet. O seu nome é abreviação das palavras MODulador e DEModulador, que remontam aos dias da Internet discada quando os modems trabalhavam ao modular os sinais telefônicos em frequências que poderiam enviar informações digitais. Hoje, a maioria dos modems usa conexões de banda larga como cabo ou satélite para transmitir dados. Existem diferentes tipos de modems que se adaptam a diferentes conexões. Se o seu provedor de Internet (ISP) usa um cabo específico ou fibra ótica, você precisará conectar um cabo na parte de trás do seu modem. No entanto, se você ainda usa uma linha digital de assinante (DSL), você terá que conectar um cabo da linha de telefone nele.

Roteador

qual a diferenca entre modem e roteador 2

Você pode se conectar à Internet apenas com o uso de um modem, mas se você quiser fornecer sinal para todos os laptops, desktops e smartphones em sua casa ao mesmo tempo, você certamente precisará de um roteador. Os roteadores geralmente contam com um visual “achatado” e possuem antenas. O roteador é conectado ao modem através de um cabo Ethernet e atua como um canal entre a Internet direta e a sua rede doméstica. Depois de conectar seus dispositivos, o roteador “encaminha” o tráfego de rede do seu modem, seja por meio de fios Ethernet ou sem fio através de Wi-Fi (daí a função as antenas). O roteador também funciona na outra direção, encaminhando os dados enviados do seu computador de volta à web.

Por que é importante conhecer as diferenças?

Por ficarem juntos no mesmo local por longos períodos de tempo, muita gente pensa que roteador e modem são basicamente a mesma coisa. No entanto, como você pode ver, ambos possuem diferenças que valem a pena ser compartilhadas, especialmente se você busca melhorar a sua conexão com a Internet. Por exemplo, agora que você sabe que o roteador é o que direciona os sinais Wi-Fi, você pode impulsionar sua rede doméstica ao colocá-lo em um local centralizado e longe de aparelhos eletrônicos para melhorar ainda mais o seu alcance.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!