Você até pode não saber, mas o que a maioria de nós considera a Internet é, na verdade, apenas uma interface bonita que promove uma melhor operação de tarefas. Janelas do navegador, sites, URLs e barras de pesquisa são apenas a parte visível da Internet real, que é o cérebro por trás da via da informação que compõe um intrincado conjunto de protocolos e comandos digitais. O bom disso tudo é que, através da Internet, nós podemos assistir vídeos, compartilhar mensagens, obter informações ou até mesmo passar o dia todo lendo os posts aqui do TriCurioso. Mas afinal, quem foi o responsável por essa magnífica invenção?

Os cientistas da computação Vinton Cerf e Bob Kahn são considerados os grandes responsáveis ​​por inventar os protocolos de comunicação da Internet que usamos hoje. Antes da iteração atual da Internet, uma rede de longa distância entre computadores já havia sido testada pela primeira vez em um experimento de 1969 feito por duas equipes de pesquisa das universidades da Califórnia e Stanford. Embora o sistema tenha caído durante a tentativa inicial de se conectar ao computador vizinho, os pesquisadores, liderados por Leonard Kleinrock, conseguiram criar a primeira rede de dois nós, o que por sua vez abriria espaço para um maior desenvolvimento futuro.

quem inventou a internet 1

O experimento também foi o primeiro teste de “comutação de pacotes”, um método de transferência de dados entre dois sistemas de computador. A comutação de pacotes separa as informações em “pacotes” menores de dados que são então transportados por vários canais diferentes e remontados em seu destino. Esse método de comutação de pacotes é tão eficaz que ainda é a base da transferência de dados que usamos nos dias atuais. Quando você envia um e-mail para alguém, por exemplo, em vez de precisar estabelecer uma conexão com o destinatário antes de enviá-lo, o e-mail é dividido em pacotes e pode ser lido assim que todos os pacotes forem remontados e recebidos.

Cerf e Kahn desenvolveram um conjunto de diretrizes para a transferência de dados usando a comutação de pacotes em 1980, chamando essas diretrizes de TCP / IP ou Transmission Control Protocol / Internet Protocol. A parte TCP do protocolo é responsável por “empacotar” os dados antes de se mover pela rede e descompactá-los assim que chegar. O componente IP atua como o coordenador de viagem e mapeia o movimento da informação desde o ponto inicial até o ponto final. Tudo isso forneceia a espinha dorsal de uma rede eficiente e de grande de redes interconectadas (daí o nome “Internet”). Embora outros protocolos tenham sido desenvolvidos e usados ​​antes e depois do TCP / IP, a Internet como a conhecemos hoje é construída com base das criações de Cerf e de Kahn.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!