Você já desejou participar de um protesto, mas não conseguiu ir devido à localização, horário ou outras restrições? Bem, graças ao Wistand, uma plataforma on-line que permite que os interessados contratem outras pessoas para protestar em seu nome a qualquer hora e em qualquer lugar, você pode se envolver e apoiar as causas que lhe interessam com mais “facilidade”.

No entanto, antes que você fique muito empolgado com a ideia de “contratar manifestantes”, você deve saber que o Wistand está atualmente disponível apenas na França, um país que tem visto grandes protestos dos chamados “coletes amarelos” há quase seis meses. Mas apesar da ideia para este serviço online provavelmente ter sido inspirada pelas recentes manifestações contra o governo, ele não é afiliado com o movimento de forma alguma, podendo ser usado para qualquer tipo de protesto. Tudo o que você precisa fazer é ir ao site da Wistand.org, iniciar uma “causa” ou encontrar uma que lhe interessa, e então doar uma taxa fixa que irá para o financiamento de um “manifestante”, uma pessoa para participará desse protesto em seu nome.

servico online permite que voce contrate alguem para participar de um protesto em seu lugar 1

Grégoire Laugier, idealizador do projeto, descreve o Wistand como um serviço voltado ao exercício da democracia. No entanto, ele entende que isso pode permitir que alguém manipule grandes grupos de pessoas para apoiar seus interesses. Por isso ele decidiu nunca mobilizar mais manifestantes contratados do que o número de manifestantes que deveriam comparecer a um evento. Basicamente, isso significa que um manifestante contratado tem que representar uma pessoa real que planejava participar do protesto.

Embora o Wistand tenha recebido uma cobertura mediática modesta até agora, seus criadores estão confiantes de que o serviço vai ganhar espaço no futuro, pois oferece aos usuários várias vantagens nunca vistas antes. Os desenvolvedores acreditam que será mais fácil para as pessoas se envolverem em causas importantes sem ter que se preocupar em alterar sua programação, viajar longas distâncias e encontrar acomodação acessível perto do local do protesto. Além disso, o serviço garante o anonimato, que é uma coisa muito importante para boa parte das pessoas.

E você, gostaria de usar os serviços da empresa para alguma causa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!