Curiosidades

Incríveis curiosidades sobre o Chile!

Incríveis curiosidades sobre o Chile!

O Chile é um país belíssimo que felizmente em breve irei visitar e já estou ansiosa, por isso hoje decidi trazer algumas curiosidades sobre este estreito e diferente país. Vamos lá?

O Chile é um país que fica na América do Sul em uma estreita e longa faixa costeira que fica entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. Dentre suas fronteiras estão o Peru, a Bolívia, a Argentina e a Passagem de Drake. Junto com o Equador ele é um dos únicos países da América do Sul a não ter fronteira com o Brasil. O país tem um território tão incomum que em um lado temos o Deserto do Atacama, o deserto mais seco do mundo, e do outro temos um clima mediterrâneo no centro e clima alpino com direito à neve! Lá encontramos fiordes, lagos, areia, vulcões e cadeias de montanha gigantescas. Mas chega de papo e vamos às curiosidades!

Curiosidades sobre o Chile!

  • No extremo sul do Chile existe o porto de Puerto Williams e este é o lugar povoado mais ao sul do planeta.
  • Existem 16 regiões, 57 províncias e 346 comunas (cidades) no país.
  • Por lá existe muito cobre, sendo este o minério mais abundante no território. Inclusive, o país é o maior produtor e exportador de cobre em todo o mundo!
  • No Chile existe uma lei federal que ordena que todos os moradores hasteiem a bandeira do país em todo edifício público ou privado no dia 21 de maio (dia de Glorias Navais) e também nos dias das festas pátrias que são 18 e 19 de setembro.
  • Os vinhos chilenos são mundialmente conhecidos por sua altíssima qualidade, o país é inclusive o quarto maior produtor mundial da bebida alcoólica.
  • Seu território incomum lhe garante o título de maior país Norte-Sul de todo o mundo.

  • Dentre seus territórios ainda estão o Arquipélago Juan Fernández, as Ilhas Desaventuradas, a Ilha Sala y Gómez e também a Ilha de Páscoa.
  • Existe 1.250.000 km² reivindicados pelo país na Antártida.
  • Em toda a América Latina é ele quem possui o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), sendo ele 0,843.
  • Por lá o futebol também é o esporte mais popular e em 1962 foi no Chile que ocorreu a Copa do Mundo de Futebol que, inclusive, foi vencida pelo Brasil. Infelizmente, a seleção chilena nunca chegou a final deste campeonato.
  • Os moradores de lá consideram seu país como ‘o país de poetas’. Foi lá que nasceu Gabriela Mistral, a primeira chilena a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. É de lá também o mundialmente famoso Pablo Neruda que também recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. Também são chilenos Carlos Pezoa Véliz, Vicente Huidobro, Gonzalo Rojas, Isabel Allende e Nicanor Parra. José Donoso e Roberto Bolaños também são nascidos lá.

Gostou das curiosidades? Comente!

Leia Também: