O mundo animal é realmente algo interessante e este bagre-americano me chamou muito a atenção. Você sabia que ele é capaz de sentir gostos através do seu corpo? Venha conhecer mais sobre esta história.

O bagre-americano é um tipo de bagre que surgiu na bacia hidrográfica do rio Mississippi, nos Estados Unidos. Ele também é conhecido como peixe-gato-do-canal e é uma das espécies mais pescadas por lá com cerca de 8 milhões de pescadores que os caçam anualmente. Devido a grande procura, esta espécie tem contribuído para o crescimento da aquacultura nos EUA.

Onde vivem?

Éle é um peixe nativo do neo-ártico, vive no Canadá e norte dos Estados Unidos, também possui habitat no norte do México. Aos poucos, tem sido introduzido nas águas da Europa onde não há costa marítima e também em partes da Malásia e Indonésia. Eles vivem muito bem em pequenos ou grandes rios, represas, lagos naturais e lagoas. Para se reproduzir, colocam seus ovos em fendas, depressões ou ainda em detritos, assim os protegendo de correntes rápidas. Eles também já foram encontrados na Peninsula Ibérica na bacia do Ebro em 1987 e foram introduzidos na albufeira da barragem de Castilseras, na Espanha. Depois foram deslocados para outras bacias hidrográficas que incluem a Guadiana.

Percepção dos sabores

Mas sem mais delongas, vamos ao que você quer saber não é mesmo? Este tipo de bagre possui uma percepção gustativa curiosa e muito reforçada, sendo chamado de língua de natação. Isso porque possuem papilas gustativas em todo o seu corpo tanto na parte externa como no interior da cavidade orofaríngea. Isso faz com que possua grande sensibilidade aos aminoácidos e isso os ajudou a desenvolver um sistema único de comunicação. Devido a sua sensibilidade facial ao sabor da L-alanina e L-arginina é possível dizer que são excelentes em detectar L-aminoácidos em água doce. Toda essa sensibilidade guia o bagre e chega a fazer com que seus movimentos superiores e inferiores se alterem, orientando sua postura e alimentação.

bagre americano sente sabor corpo tricurioso

Olfato espetacular

Além do paladar ultrassensível, o olfato deste bagre é extremamente apurado, sentindo aromas e odores com muita precisão. Isso se deve a sua grande quantidade de receptores olfativos que sentem o aroma dos aminoácidos em cerca de uma parte por 100 milhões de água. Já pensou? Essa combinação de paladar e olfato os ajuda muito a encontrar comida nos lugares mais impensáveis, assim ajudando muito em sua sobrevivência e o tornando um peixe gordinho e saudável.

Dimensões

O peixe bagre-americano possui em média de 18 a 23 kg, o recordista mundial desta espécie conhecido até o momento foi encontrado na Carolina do Sul em 7 de julho de 1964 e pesava incríveis 58 kg. Entretanto, a maioria dos espécimes encontrados pelos pescadores possui 4,5 kg, sendo 9 kg uma grande conquista para eles. Caso o sonho da sua vida seja ir aos EUA pescar este maravilhoso peixe, saiba que eles costumam coabitar canais com o bagre azul que cresce muito mais do que ele, então fique de olho para conseguir identificar corretamente suas capturas.

Você conhecia essas informações? Comente!