Curiosidades, Saúde

Você sabe o que é anosmia?

Você sabe o que é anosmia?

Você já pensou em como seria não ter a capacidade de sentir o cheiro de absolutamente nada ao seu redor? Sem o olfato funcionando adequadamente, a sua comida pode apresentar um gosto diferente e você até pode se deparar com uma situação perigosa, já que sem a capacidade de detectar cheiros é praticamente impossível detectar um vazamento de gás, por exemplo. Os distúrbios do paladar e do olfato enviam centenas de milhares de pessoas todos os anos aos hospitais, tornando-se problemas relativamente comuns. No entanto, para algumas pessoas, a perda do olfato pode ser total e persistir por muito mais tempo, dando origem à uma condição chamada “anosmia”.

Diagnóstico

Uma perda de olfato que não pode ser atribuída a um resfriado e que não melhora após uma semana ou duas, pode ser um indicativo de anosmia. Para diagnosticar o problema, o médico pode dar uma olhada dentro do nariz do paciente com um instrumento especial para ver se um pólipo ou um crescimento incomum está prejudicando a sua capacidade de cheirar. Testes adicionais feitos por um médico especializado (otorrinolaringologista) podem ser necessários para determinar a causa da anosmia. Uma tomografia computadorizada também pode ser necessária para que o médico possa ter uma visão melhor da área.

Causas

Congestão nasal decorrente de um resfriado, alergia, sinusite ou má qualidade do ar são algumas das causas mais comum de anosmia. Outras causas geralmente incluem:

  • Pólipos nasais: pequenos crescimentos não cancerosos no nariz que bloqueiam a passagem nasal;
  • Lesão nos nervos do nariz;
  • Exposição a produtos químicos tóxicos, como pesticidas ou solventes;
  • Uso de certos medicamentos, incluindo antibióticos, antidepressivos, medicamentos anti-inflamatórios, medicamentos para o coração e outros;
  • Abuso de drogas;
  • Certas condições médicas, como deficiências nutricionais, condições congênitas e distúrbios hormonais.

Tratamento

Se uma congestão nasal proveniente de um resfriado ou alergia for a causa da anosmia, um tratamento minucioso geralmente não é necessário e o problema poderá ser resolvido naturalmente. O uso de curto prazo de descongestionantes vendidos sem receita também pode abrir as passagens nasais para que a pessoa possa respirar mais facilmente. No entanto, se o congestionamento piorar ou não desaparecer após alguns dias, é preciso consultar um médico para um tratamento mais especializado.

E você, já ouviu falar na anosmia? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: