Você já pensou em como seria não ter a capacidade de sentir o cheiro de absolutamente nada ao seu redor? Sem o olfato funcionando adequadamente, a sua comida pode apresentar um gosto diferente e você até pode se deparar com uma situação perigosa, já que sem a capacidade de detectar cheiros é praticamente impossível detectar um vazamento de gás, por exemplo. Os distúrbios do paladar e do olfato enviam centenas de milhares de pessoas todos os anos aos hospitais, tornando-se problemas relativamente comuns. No entanto, para algumas pessoas, a perda do olfato pode ser total e persistir por muito mais tempo, dando origem à uma condição chamada “anosmia”.

Diagnóstico

Uma perda de olfato que não pode ser atribuída a um resfriado e que não melhora após uma semana ou duas, pode ser um indicativo de anosmia. Para diagnosticar o problema, o médico pode dar uma olhada dentro do nariz do paciente com um instrumento especial para ver se um pólipo ou um crescimento incomum está prejudicando a sua capacidade de cheirar. Testes adicionais feitos por um médico especializado (otorrinolaringologista) podem ser necessários para determinar a causa da anosmia. Uma tomografia computadorizada também pode ser necessária para que o médico possa ter uma visão melhor da área.

voce sabe o que e anosmia 1

Causas

Congestão nasal decorrente de um resfriado, alergia, sinusite ou má qualidade do ar são algumas das causas mais comum de anosmia. Outras causas geralmente incluem:

  • Pólipos nasais: pequenos crescimentos não cancerosos no nariz que bloqueiam a passagem nasal;
  • Lesão nos nervos do nariz;
  • Exposição a produtos químicos tóxicos, como pesticidas ou solventes;
  • Uso de certos medicamentos, incluindo antibióticos, antidepressivos, medicamentos anti-inflamatórios, medicamentos para o coração e outros;
  • Abuso de drogas;
  • Certas condições médicas, como deficiências nutricionais, condições congênitas e distúrbios hormonais.

Tratamento

Se uma congestão nasal proveniente de um resfriado ou alergia for a causa da anosmia, um tratamento minucioso geralmente não é necessário e o problema poderá ser resolvido naturalmente. O uso de curto prazo de descongestionantes vendidos sem receita também pode abrir as passagens nasais para que a pessoa possa respirar mais facilmente. No entanto, se o congestionamento piorar ou não desaparecer após alguns dias, é preciso consultar um médico para um tratamento mais especializado.

E você, já ouviu falar na anosmia? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!