A ufologia é um conjunto de conhecimentos e hipóteses que focam na exploração de objetos voadores não identificados, mais conhecidos como OVNIs. Se você é um entusiasta dessa área ou simplesmente já leu algum artigo a respeito, já deve ter se deparado com duas palavras em especial: extraterrestre e ultraterrestre. Embora ambas as palavras sejam etimologicamente semelhantes, já que indicam algo “além da Terra”, elas são usadas por teóricos da conspiração e ufólogos de maneiras bastante diferentes. Que tal ficar por dentro das suas diferenças?

Um extraterrestre é geralmente considerado uma entidade proveniente de um lugar fora do planeta Terra, mas ainda dentro do universo como o conhecemos, como um outro planeta ou um outro sistema estelar. Por outro lado, um ultraterrestre é um ser que supostamente vêm de algum lugar além do reino da experiência humana, seja um universo paralelo, uma dimensão alternativa ou um outro plano de realidade que se cruza com o nosso. Essa teoria é usada para explicar fenômenos estranhos que frequentemente acompanham avistamentos de OVNIs, como discrepâncias de tempo, misteriosas criaturas voadoras, atividade poltergeist e até mesmo conspirações envolvendo supostas viagens no tempo.

qual e a diferenca entre extraterrestre e ultraterrestre 1

Enquanto o modelo hipotético da suposta existência de extraterrestres assume que eles são basicamente exploradores ou invasores de algum tipo, a hipótese ultraterrestre se presta a diferentes especulações. Os adeptos da ufologia John Keel e Jacques Vallee já sugeriram que existe um “sistema de controle” criado por seres ultraterrestres que podem desempenhar alguma força sobre nossa realidade tridimensional e até mesmo sobre a nossa percepção humana. Outros acreditam que esses supostos seres são capazes de se esconder de nós devido à faixa relativamente estreita de percepção do espectro eletromagnético. Alguns até dizem que eles poderiam ser “trapaceiros cósmicos”, tornando-se criaturas de diferentes realidades que nossos ancestrais já perceberam como pequenas pessoas mágicas ou anjos alados no céu.

No entanto, tudo isso é mera especulação e até hoje não existem quaisquer evidências científicas que ajudem a comprovar isso. Além disso, o problema com todas essas hipóteses é que elas sugerem que os OVNIs estão absolutamente além de nossa capacidade de compreender a realidade, tornando simplesmente impossível verificar ou testar a teoria proposta. Por isso, muita gente coloca os seres extraterrestres e ultraterrestres na mesma categoria de seres míticos e fantasmas.

E você, já ouviu falar em ambos os termos? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!