Vivemos em uma era onde a comunicação se tornou mais simples do que nunca, o que de certa forma permite um grande fluxo de informações entre qualquer grupo de pessoas. No entanto, essa grande quantidade de informações sendo compartilhadas abriu espaço para a propagação de coisas nem sempre confiáveis, muitas dos quais não possuem quaisquer bases comprovadas. É nessas ocasiões que duas palavras costumam se destacar: fato e factoide. Mas será que você sabe o que elas realmente significam? E o que elas tem a ver com informações verdadeiras ou falsas?

Quando analisamos uma informação que é indiscutivelmente correta ou inquestionavelmente verdadeira, ela pode ser considerada um fato. Muitas vezes redigida como uma declaração, um fato pode ser verificado através de evidências, experiências ou podem até ser referenciadas através da simples observação. O termo é derivado do latim (factum), que significa que algo foi feito, realizado ou que realmente ocorreu. Um factoide, por outro lado, é uma informação não verificada (ou imprecisa) que foi apresentada como um fato. À primeira vista, um factoide pode até se assemelhar à um fato, mas não é necessariamente comprovado como verdadeiro.

qual a diferenca entre fato e factoide 1

De um modo geral, um factoide costuma ser apresentado a uma pessoa em forma de notícia, mas também pode ser apresentado como uma teoria, uma coleção de ideias, ou como uma hipótese. Um factoide pode até apresentar uma certa parcela de verdade, mas no geral não poderá ser confirmado ou comprovado sem a adição de mais informações. Quando damos uma olhada no mundo moderno, podemos ver factoides em toda parte. Eles podem estar nos memes que compartilhamos, em manchetes sensacionalistas que são reutilizadas repetidas vezes, em discussões nas redes sociais ou até mesmo nos clickbaits dos vídeos do Youtube.

Ou seja, podemos concluir que um fato é algo que se provou ser verdadeiro, enquanto que um factoide é algo apresentado como fato, mas que não possui provas ou evidências. Vale destacar que, no caso dos factoides, eles costumam ser comuns porque podem ser apresentados de várias maneiras. Por exemplo, ele pode ser dado como um entendimento comum de uma crença bem aceita (mas falsa), pode ser uma estatística sem base, ou pode até mesmo ser uma informação falsa propriamente dita.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!