Curiosidades

Os 5 animais com os períodos de gestação mais longos

Os 5 animais com os períodos de gestação mais longos

Para uma mãe, nada é mais valioso no mundo do que a companhia do seu filho. De fato, você pode encontrar inúmeras razões para isso, mas o ponto de partida dessa relação mágica certamente é o período de gestação. O período de gestação dos humanos é relativamente longo ao girar em torno de 9 meses, mas ainda assim existem alguns animais que têm um período de gestação muito mais demorado que o dos humanos. Confira a seguir os recordistas no assunto!

5. Morsas (15 meses)

Este incrível mamífero marinho de presas longas pode ser encontrado mais facilmente dentro do círculo ártico. Juntamente com as suas presas icônicas e a sua incrível adaptação, as morsas são conhecidas por seu longo período de gestação: 15 meses. Logo após o nascimento, um filhote de morsa já pode nadar e pesa entre 45 e 75 kg.

4. Rinoceronte (15-16 meses)

Conhecidos principalmente pelos seus chifres icônicos, existem cinco tipos diferentes de rinocerontes no mundo. Esses incríveis mamíferos grandes carregam seus filhotes por 15 a 16 meses no ventre antes do nascimento. As mamães rinocerontes dão à luz a apenas um filhote de cada vez. No nascimento, um bebê rinoceronte pesa entre 40 e 65 kg e costuma viver próximo da mãe até os 3 anos de idade.

3. Baleias (12-16 meses)

As baleias, as maiores criaturas vivas da Terra, também têm um dos maiores períodos de gestação, geralmente estimado entre 12 e 16 meses. No entanto, é importante destacar que este período não é o mesmo para todas as espécies de baleias, já que isso varia dependendo da espécie. Entre o grupo diversificado de baleias, as cachalotes têm um período de gestação mais longo: cerca de 16 meses. A segunda posição vale para a narval (baleia dentada), que gira em torno de 14 meses.

2. Golfinhos (15-18 meses)

Os golfinhos sempre nos surpreenderam com a sua inteligência incrível, mas eles também conseguem chamar a atenção de outra forma. Até pode ser um fato pouco conhecido, mas a verdade é que os golfinhos possuem um longo período de gravidez. Sim, esses incríveis mamíferos marinhos carregam seus bebês no ventre por 15 a 18 meses. No entanto, como existe um grupo diversificado de golfinhos, o período exato varia de acordo com a espécie em questão.

1. Elefantes (18-22 meses)

O maior de todos os animais terrestres também tem o mais longo período de gestação de todos os mamíferos vivos. Sim, o período de gestação dos elefantes dura entre 18 a 22 meses. Ou seja, a mamãe elefanta espera quase dois anos para ver o seu bebê nascer! Entre as duas principais espécies de elefantes (africana e asiática), a diferença entre o período de gestação muda em poucos meses. Para uma elefanta africana, o período de gestação é de 22 meses, enquanto uma elefanta asiática pode dar a luz com 18 meses.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário coma gente!

Leia Também: