Para uma mãe, nada é mais valioso no mundo do que a companhia do seu filho. De fato, você pode encontrar inúmeras razões para isso, mas o ponto de partida dessa relação mágica certamente é o período de gestação. O período de gestação dos humanos é relativamente longo ao girar em torno de 9 meses, mas ainda assim existem alguns animais que têm um período de gestação muito mais demorado que o dos humanos. Confira a seguir os recordistas no assunto!

5. Morsas (15 meses)

animais com os periodos de gestacao mais longos 5

Este incrível mamífero marinho de presas longas pode ser encontrado mais facilmente dentro do círculo ártico. Juntamente com as suas presas icônicas e a sua incrível adaptação, as morsas são conhecidas por seu longo período de gestação: 15 meses. Logo após o nascimento, um filhote de morsa já pode nadar e pesa entre 45 e 75 kg.

4. Rinoceronte (15-16 meses)

animais com os periodos de gestacao mais longos 4

Conhecidos principalmente pelos seus chifres icônicos, existem cinco tipos diferentes de rinocerontes no mundo. Esses incríveis mamíferos grandes carregam seus filhotes por 15 a 16 meses no ventre antes do nascimento. As mamães rinocerontes dão à luz a apenas um filhote de cada vez. No nascimento, um bebê rinoceronte pesa entre 40 e 65 kg e costuma viver próximo da mãe até os 3 anos de idade.

3. Baleias (12-16 meses)

animais com os periodos de gestacao mais longos 3

As baleias, as maiores criaturas vivas da Terra, também têm um dos maiores períodos de gestação, geralmente estimado entre 12 e 16 meses. No entanto, é importante destacar que este período não é o mesmo para todas as espécies de baleias, já que isso varia dependendo da espécie. Entre o grupo diversificado de baleias, as cachalotes têm um período de gestação mais longo: cerca de 16 meses. A segunda posição vale para a narval (baleia dentada), que gira em torno de 14 meses.

2. Golfinhos (15-18 meses)

animais com os periodos de gestacao mais longos 2

Os golfinhos sempre nos surpreenderam com a sua inteligência incrível, mas eles também conseguem chamar a atenção de outra forma. Até pode ser um fato pouco conhecido, mas a verdade é que os golfinhos possuem um longo período de gravidez. Sim, esses incríveis mamíferos marinhos carregam seus bebês no ventre por 15 a 18 meses. No entanto, como existe um grupo diversificado de golfinhos, o período exato varia de acordo com a espécie em questão.

1. Elefantes (18-22 meses)

animais com os periodos de gestacao mais longos 1

O maior de todos os animais terrestres também tem o mais longo período de gestação de todos os mamíferos vivos. Sim, o período de gestação dos elefantes dura entre 18 a 22 meses. Ou seja, a mamãe elefanta espera quase dois anos para ver o seu bebê nascer! Entre as duas principais espécies de elefantes (africana e asiática), a diferença entre o período de gestação muda em poucos meses. Para uma elefanta africana, o período de gestação é de 22 meses, enquanto uma elefanta asiática pode dar a luz com 18 meses.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário coma gente!