Os coalas certamente são um dos animais mais famosos da Austrália. E não é difícil perceber a causa disso, já que estes marsupiais podem fazer com que até os corações mais frios se derretam por um momento. Mas embora a maioria das pessoas saiba que os coalas vivem na Austrália e comem folhas de eucalipto, ainda assim há muito mais para conhecer a respeito dessas adoráveis criaturas. Confira a seguir 10 fatos curiosos sobre os coalas que você provavelmente não sabia!

1. Embora sejam comumente considerados “ursos” por grande parte do público, os coalas são marsupiais e não têm nada a ver com ursos propriamente ditos, exceto pelo fato de também serem fofos como um ursinho de pelúcia.

2. Acredita-se que a palavra “koala” tenha sido adaptada da língua aborígene, significando algo como “animal que não bebe”. Esse significado pra lá de esquisito vem do fato de que, embora os coalas bebam água ocasionalmente, a maioria das suas necessidades de hidratação podem ser saciadas pela própria umidade que eles obtêm ao comer grandes quantidades de folhas de eucalipto.

fatos curiosos sobre os coalas 1

3. Um coala recém-nascido apresenta um tamanho semelhante a um grão feijão. É exatamente por causa dessa característica que esses animais demoram para ganhar a aparência “fofa” como conhecemos. Também vale destacar que eles nascem cegos, sem orelhas e também sem pelos.

4. À primeira vista, os coalas podem parecer ter um corpo totalmente macio e fofinho, mas basta tocá-los para ver que não é exatamente assim. Isso porque eles têm um pelo muito espesso que os protege do calor e do frio e que também ajuda a repelir a água. De fato, o pelo dos coalas é o mais espesso entre todos os tipos de marsupiais.

5. Após o nascimento, a mamãe coala costuma carregar o seu bebê em sua bolsa por aproximadamente seis meses. Depois desse período, o recém-nascido se agarra às costas ou à barriga da mãe até chegar a um ano de idade, quando poderá caminhar de forma totalmente independente.

fatos curiosos sobre os coalas 2

6. Por passarem um enorme tempo escondidos em árvores, os coalas podem dormir até 18 horas por dia.

7. Em condições ideais de comida e abrigo na natureza, os coalas machos podem viver até os 10 anos de idade. Já as fêmeas podem viver até dois anos a mais.

8. Esses animais podem chegar a comer cerca de dois quilos e meio de folhas de eucalipto em um único dia. Essa quantidade á tão grande para o seu tamanho que muitos coalas acabam retendo a fragrância do óleo das folhas, o que acaba fazendo com que eles exalem um cheiro de eucalipto.

fatos curiosos sobre os coalas 3

9. O número de coalas na natureza já foi bem maior, mas a popularidade de sua pele robusta resultou na caça massiva desses animais nos anos 20 e 30, levando a um grande declínio em seus números.

10. Destruição de habitats, mortes no trânsito e ataques de cães são as principais ameaças aos coalas na natureza. A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) lista os coalas como “vulneráveis” por apresentarem números constantemente decrescentes, estimando que em 2014 existiam entre 100.000 e 500.000 adultos em estado selvagem. Em 2019, no entanto, a Australian Koala Foundation anunciou que a situação pode ser ainda mais alarmante, já que o grupo acredita que não haja mais de 80 mil coalas, diferentemente da pesquisa anterior.

Animalzinho interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!