A oliveira é uma das mais antigas árvores a serem cultivadas exclusivamente para a obtenção dos seus frutos, sendo originalmente plantada Ásia Menor há mais de 6.000 anos. À medida que as azeitonas passaram a ser frequentemente colhidas, elas acabaram se tornando o produto básico da dieta mediterrânea e ainda hoje são uma escolha popular entre os gregos. Ao contrário das maçãs, que são classificadas em variedades diferentes, as azeitonas verdes e pretas são geralmente tratadas sem muitas distinções, o que consequentemente levanta uma questão interessante: afinal, quais são as reais diferenças entre as azeitonas verdes e as pretas?

Azeitona verde

A principal diferença entre azeitonas verdes e pretas é como elas são colhidas e preservadas durante a época de colheita. As azeitonas verdes são colhidas da árvore antes que elas tenham a chance de amadurecer e são posteriormente salgadas em uma solução de conservas, que é o que as torna comestíveis. Por serem geralmente colhidas antes de estarem maduras, as verdes têm um sabor amargo concentrado e são muito mais densas para se comer. Eles também tendem a ser muito mais úmidas porque o processo de marinamento da solução de lixívia acaba deixando muito óleo dentro delas, o que as tornam ótimas para serem consumidas em porções únicas, com queijo, ou até mesmo ​como guarnição em outros pratos. Também é importante notar que as azeitonas verdes sempre são bem mais salgadas do que as pretas.

qual a diferenca entre as azeitonas verdes e pretas 1

Azeitona preta

As azeitonas pretas, por outro lado, são colhidas já depois de amadurecidas. Devido ao fato de ficarem nos galhos da árvore por mais tempo, as pretas tendem a ser mais macias e menos densas do que as suas “irmãs verdes”. Da mesma forma que as verdes, elas precisam ser salgadas e marinadas, o que acaba fazendo com que elas se tornem mais secas do que as azeitonas verdes e tenham menos sabor. No entanto, essas propriedades as tornam perfeitas para adicioná-las a pães, carnes e massas.

Elas são nutricionalmente diferentes?

Quando se trata da composição nutricional dos dois tipos, não há grandes diferenças. Ambas as azeitonas contêm gorduras e minerais saudáveis ​​como o ferro e ambas são ricos em antioxidantes e vitamina E. Além disso, todas as duas são ricas em gorduras monoinsaturadas, polifenóis, flavonoides e têm benefícios anti-inflamatórios. A única grande diferença em relação à nutrição é que as azeitonas verdes são mais salgadas, como citado anteriormente, já que elas contêm uma maior concentração de sódio devido ao método de preparação utilizado.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!