Curiosidades

Qual a diferença entre as azeitonas verdes e pretas?

Qual a diferença entre as azeitonas verdes e pretas?

A oliveira é uma das mais antigas árvores a serem cultivadas exclusivamente para a obtenção dos seus frutos, sendo originalmente plantada Ásia Menor há mais de 6.000 anos. À medida que as azeitonas passaram a ser frequentemente colhidas, elas acabaram se tornando o produto básico da dieta mediterrânea e ainda hoje são uma escolha popular entre os gregos. Ao contrário das maçãs, que são classificadas em variedades diferentes, as azeitonas verdes e pretas são geralmente tratadas sem muitas distinções, o que consequentemente levanta uma questão interessante: afinal, quais são as reais diferenças entre as azeitonas verdes e as pretas?

Azeitona verde

A principal diferença entre azeitonas verdes e pretas é como elas são colhidas e preservadas durante a época de colheita. As azeitonas verdes são colhidas da árvore antes que elas tenham a chance de amadurecer e são posteriormente salgadas em uma solução de conservas, que é o que as torna comestíveis. Por serem geralmente colhidas antes de estarem maduras, as verdes têm um sabor amargo concentrado e são muito mais densas para se comer. Eles também tendem a ser muito mais úmidas porque o processo de marinamento da solução de lixívia acaba deixando muito óleo dentro delas, o que as tornam ótimas para serem consumidas em porções únicas, com queijo, ou até mesmo ​como guarnição em outros pratos. Também é importante notar que as azeitonas verdes sempre são bem mais salgadas do que as pretas.

Azeitona preta

As azeitonas pretas, por outro lado, são colhidas já depois de amadurecidas. Devido ao fato de ficarem nos galhos da árvore por mais tempo, as pretas tendem a ser mais macias e menos densas do que as suas “irmãs verdes”. Da mesma forma que as verdes, elas precisam ser salgadas e marinadas, o que acaba fazendo com que elas se tornem mais secas do que as azeitonas verdes e tenham menos sabor. No entanto, essas propriedades as tornam perfeitas para adicioná-las a pães, carnes e massas.

Elas são nutricionalmente diferentes?

Quando se trata da composição nutricional dos dois tipos, não há grandes diferenças. Ambas as azeitonas contêm gorduras e minerais saudáveis ​​como o ferro e ambas são ricos em antioxidantes e vitamina E. Além disso, todas as duas são ricas em gorduras monoinsaturadas, polifenóis, flavonoides e têm benefícios anti-inflamatórios. A única grande diferença em relação à nutrição é que as azeitonas verdes são mais salgadas, como citado anteriormente, já que elas contêm uma maior concentração de sódio devido ao método de preparação utilizado.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: