As baratas são provavelmente as pragas domésticas mais desprezadas ao redor do planeta, já que elas adoram se esconder em nossas paredes e se proliferar em nosso lixo. Uma infestação de baratas pode parecer uma tarefa difícil de lidar, a menos que você encontre a localização dos seus ninhos. Uma das melhores formas de localizar essas regiões pode ser através do cheiro forte que esses insetos muitas vezes exalam. Mas afinal, por que essas criaturas têm a capacidade de produzir um odor tão desagradável?

As baratas, assim como muitos ouros animais e insetos, usam odores para se comunicar, que por sua vez envolvem uma mistura de produtos químicos chamados “hidrocarbonetos cuticulares”. Esses produtos químicos são excretados para enviar mensagens para fins de acasalamento, abrigo e até mesmo busca por alimentos. Juntamente com o cheiro dos hidrocarbonetos cuticulares, elas também produzem um cheiro quando morrem devido ao ácido oleico que se desenvolve durante a decomposição. Curiosamente, esse é provavelmente um traço evolutivo desenvolvido pela espécie para alertar as outras sobre condições de vida perigosas. É exatamente por isso que, à medida que a infestação cresce, esse cheiro se torna mais perceptível à medida que também aumenta o número de baratas mortas.

por que as baratas exalam um cheiro tao ruim 1

As fezes dessas criaturas também podem desenvolver facilmente um tipo de mofo que, por sua vez, produz seu próprio aroma extremamente desagradável. Como as baratas tendem a gostar de lugares escuros, úmidos e escondidos, esse mofo tende a se acumular rapidamente caso você tenha uma grande infestação em algum lugar na sua residência. Se os ninhos de baratas estiverem em uma área da sua casa que atrai umidade, esse cheiro pode se tornar bastante propício para a proliferação dessas criaturas, o que consequentemente contribuirá para a presença de odores cada vez mais fortes.

É importante destacar que, mesmo que você consiga eliminar toda uma colônia de baratas em algum lugar da sua casa, é bastante possível que o cheiro delas ainda permaneça nessa região por um bom período de tempo. É por isso que é importante remover todos os corpos de baratas e fezes restantes para eliminar totalmente o cheiro. Uma vez que todos os destroços tenham desaparecido, considere arejar sua casa ou usar purificadores de ar naturais para erradicar completamente qualquer odor remanescente, afinal ninguém merece ficar inalando o cheiro desagradável de baratas por aí.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!