Você ronca ou já ouviu alguém roncar bem ao seu lado? Pois bem, independente da sua resposta, o fato é que você já deve saber que o ronco atrapalha o sono de muita gente. No entanto, se o ronco vier acompanhado de interrupções na respiração ou até mesmo de uma completa falta de ar, ele pode ser um sinal de algo mais grave, como uma apneia do sono.

Entendendo o problema

Basicamente, a apneia do sono faz com que as pessoas parem de respirar quando estão dormindo. De certo modo, isso soa bastante assustador, mas é importante destacar que a maioria das pessoas que sofrem de apneia tendem a acordar quando param de respirar. Desse modo, elas podem até não se lembrar da falta de ar depois que acordam, já que depois da crise o cérebro envia sinais reguladores para os órgãos respiratórios, fazendo com que a pessoa volte a respirar novamente.

Tipos de apneia

Basicamente, existem dois tipos de apneia do sono: obstrutiva e central. Quando alguém tem apneia obstrutiva do sono, é sinal que as suas vias aéreas ficaram bloqueadas. Isso pode ser causado quando amígdalas ou outros tecidos ficam irritados. Por outro lado, a apneia central ocorre quando o cérebro para de enviar os sinais necessários para promover a respiração. Isso dura até que o cérebro sinalize para a respiração começar novamente, o que geralmente acontece quando o paciente acorda de forma abrupta.

o que e apneia do sono 1

Como a pessoa sabe que tem apneia do sono?

Bem, na maioria dos casos, as pessoas descobrem a apneia do sono quando percebem os sintomas característicos. Por exemplo, pessoas com apneia do sono geralmente não dormem bem e acordam muitas vezes durante noite para começar a respirar novamente. Como resultado, um sintoma característico da apneia é a sonolência diurna. Por outro lado, outros sintomas mais complexos incluem dificuldade em prestar atenção ao realizar atividades que exigem um maior empenho cerebral. Por último, como mencionado anteriormente, também existe o fato de que muitas pessoas com apneia do sono também roncam.

Tratamento

Vale destacar que a ocorrência de um único sintoma desse tipo não significa necessariamente que uma pessoa tem apneia do sono. Se você tiver algum destes sintomas e estiver preocupado, não hesite em procurar um médico. A apneia do sono pode ser incômoda, mas é perfeitamente tratável. Às vezes, uma dieta saudável e exercícios são suficientes. Dispositivos de respiração também podem ajudar alguns casos, já que eles garantem que o paciente continue respirando a noite toda. Em situações mais críticas uma cirurgia para remoção o tecido que fica no caminho da respiração pode ser necessária. Mas independente do método utilizado, o fato é que, com um bom tratamento, as pessoas com apneia do sono podem controlar o distúrbio eficazmente.

E você, já tinha ouvido falar sobre a apneia? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!