Curiosidades

Por que a pele fica vermelha quando é exposta ao sol?

Por que a pele fica vermelha quando é exposta ao sol?

Se você já passou uma tarde inteira de verão sob o sol sem se importar com nada nesse mundo, provavelmente já deve ter experimentado uma dolorosa consequência: uma terrível queimadura solar. Dependendo do seu tempo exposto ao sol e do tom de pele que você tem, as queimaduras solares podem resultar em uma coloração bastante avermelhada da pele. Mas afinal, por que isso acontece?

Canecas para Presente

Primeiramente, precisamos levar em conta o fato de que quando a sua pele é exposta à radiação ultravioleta (nesse caso a luz solar) por longos períodos de tempo, o DNA nas células da sua pele pode ficar bastante danificado. Consequentemente, esse dano levará à produção de diferentes proteínas, como citocinas e prostaglandinas, que acionarão o sistema imunológico nas próximas 3 ou 4 horas, notificando que um dano no corpo está precisando de reparos. A resposta imunológica do corpo entra em alta velocidade, trazendo moléculas anti-inflamatórias e abrindo os vasos sanguíneos nessa área, o que resulta na vermelhidão e nos desconfortos associados a uma queimadura solar.

Se você tiver queimaduras solares muito prolongadas e intensas, o famoso “bronzeado vermelho” ficará ainda mais evidente. Este bronzeado é, na verdade, o corpo tentando se defender contra danos adicionais de radiação. Essa proteção está ligada à produção de melanina, que é um pigmento que protege a pele contra a radiação, onde ele essencialmente age refletindo a radiação para longe do corpo. Este protetor solar natural não é encontrado em níveis altos nas pessoas com pele clara, que por sua vez são facilmente queimadas pelo sol. Dada essa informação sobre a melanina, muitas pessoas com pele mais escura assumem que estão protegidas da exposição prolongada ao sol, o que é um erro grave. Mesmo pessoas com a pele muito escura podem sofrer de uma “queimadura solar”, ainda que a pele não apresente um tom de vermelho tão visível.

Canecas para Presente

A maneira mais óbvia de se proteger contra uma queimadura solar é evitar a exposição prolongada ao sol, o que não é algo possível para a maioria das pessoas que gostam de ser socialmente ativas durante o dia, especialmente em épocas ensolaradas e quentes. Por isso, recomenda-se o uso de protetor solar em qualquer situação do tipo, além do uso de roupas apropriadas e óculos escuros.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!

Leia Também: