Se você já passou uma tarde inteira de verão sob o sol sem se importar com nada nesse mundo, provavelmente já deve ter experimentado uma dolorosa consequência: uma terrível queimadura solar. Dependendo do seu tempo exposto ao sol e do tom de pele que você tem, as queimaduras solares podem resultar em uma coloração bastante avermelhada da pele. Mas afinal, por que isso acontece?

Primeiramente, precisamos levar em conta o fato de que quando a sua pele é exposta à radiação ultravioleta (nesse caso a luz solar) por longos períodos de tempo, o DNA nas células da sua pele pode ficar bastante danificado. Consequentemente, esse dano levará à produção de diferentes proteínas, como citocinas e prostaglandinas, que acionarão o sistema imunológico nas próximas 3 ou 4 horas, notificando que um dano no corpo está precisando de reparos. A resposta imunológica do corpo entra em alta velocidade, trazendo moléculas anti-inflamatórias e abrindo os vasos sanguíneos nessa área, o que resulta na vermelhidão e nos desconfortos associados a uma queimadura solar.

por que a pele fica vermelha quando e exposta ao sol 1

Se você tiver queimaduras solares muito prolongadas e intensas, o famoso “bronzeado vermelho” ficará ainda mais evidente. Este bronzeado é, na verdade, o corpo tentando se defender contra danos adicionais de radiação. Essa proteção está ligada à produção de melanina, que é um pigmento que protege a pele contra a radiação, onde ele essencialmente age refletindo a radiação para longe do corpo. Este protetor solar natural não é encontrado em níveis altos nas pessoas com pele clara, que por sua vez são facilmente queimadas pelo sol. Dada essa informação sobre a melanina, muitas pessoas com pele mais escura assumem que estão protegidas da exposição prolongada ao sol, o que é um erro grave. Mesmo pessoas com a pele muito escura podem sofrer de uma “queimadura solar”, ainda que a pele não apresente um tom de vermelho tão visível.

A maneira mais óbvia de se proteger contra uma queimadura solar é evitar a exposição prolongada ao sol, o que não é algo possível para a maioria das pessoas que gostam de ser socialmente ativas durante o dia, especialmente em épocas ensolaradas e quentes. Por isso, recomenda-se o uso de protetor solar em qualquer situação do tipo, além do uso de roupas apropriadas e óculos escuros.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!