Ao longo da história, os morcegos sempre serviram de inspiração para que vários poetas, autores e alguns dos melhores cineastas de gerações passadas pudessem criar as suas obras. De fato, os morcegos são criaturas muito intrigantes, então não é surpresa para ninguém que vários filmes e livros baseados em morcegos sejam boas formas de entretenimento. Mas você já se perguntou por que os morcegos preferem viver em um espaço escuro e fechado, normalmente em uma caverna de algum tipo? Por que será que eles preferem esses locais tão isolados?

Uma questão de temperatura corporal

por que os morcegos gostam de viver em cavernas 1

Primeiramente, é preciso levar em conta o fato de que os morcegos são mamíferos de sangue quente, assim como os humanos. Portanto, a temperatura é um fator muito importante para a sua sobrevivência. É exatamente aqui que as cavernas entram em cena. Uma caverna oferece a temperatura ideal que os morcegos precisam, permitindo que eles se sintam confortáveis sem queimar muita energia. De fato, as cavernas fornecem a umidade ideal para esses animais, bem como uma temperatura baixa e estável.

Segurança nunca é demais

por que os morcegos gostam de viver em cavernas 2

Além disso, essas criaturas precisam constantemente de um esconderijo seguro e isolado, onde outros predadores não conseguirão encontrá-los. Desse modo, as cavernas se tornam ótimas residências para eles, já que são um excelente lugar para ficar fora do alcance das garras dos predadores. Vale destacar que ficar pendurado de cabeça para baixo no teto de uma caverna também acaba oferecendo um nível de segurança extra para os morcegos que outras poucas criaturas possuem. Ou seja, nesses locais eles estão livres de todas as preocupações “mundanas” e normalmente longe do perigo.

Criaturas unidas

por que os morcegos gostam de viver em cavernas 3

Curiosamente, a maioria das colônias de morcegos saem ou entram nessas cavernas como um grupo completo, principalmente à noite. Isso demonstra um senso real de unidade entre eles, o que também os protege através da lógica de que, quanto maior o número de morcegos, maior a chance de escapar do perigo, já que qualquer predador que estivesse caçando esses animais ficaria tão sobrecarregado com a quantidade dessas criaturas ao redor que o indivíduo ficaria confuso na hora da caça.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!