O Cabo Vyatlina, um dos lugares mais pitorescos do Extremo Oriente da Rússia, passou a ficar conhecido como o “Stonehenge Russo” nos últimos anos, já que várias pessoas começaram a construir torres de pedra em sua praia rochosa. De fato, atualmente existem centenas delas e novas são erguidas praticamente todos os dias, o que tem chamado a atenção de um grande número de turistas.

A tradição de construir torres no Cabo Vyatlina ao empilhar pedras de vários tamanhos umas sobre as outras começou em meados de 2015, quando um grupo de ativistas de Vladivostok construiu 155 desses monumentos em comemoração ao 155º aniversário da cidade. Muitas dessas torres originais, algumas contando com até 3,5 metros de altura, foram destruídas pelo desmoronamento de uma gruta próxima, mas isso não foi capaz de impedir que outros moradores locais e turistas assumissem o compromisso de restaurá-las e até aumentar a sua quantidade. Hoje, existem centenas dessas torres de pedras empilhadas à mão cobrindo a praia no Cabo Vyatlina, de modo que o simples fato de construí-las tornou-se uma atividade rodeada de superstições.

conheca a praia russa coberta por milhares de torres de pedras 1

Denis Gorbunov, organizador do projeto “Torres de Pedras da Cidade pelo Mar”, o evento que deu início à tradição das torres de pedras no Cabo Vyatlina em 2015, disse recentemente ao site russo Vestiprim que ficou muito feliz por sua ideia simples ter se transformado em algo tão bonito.

conheca a praia russa coberta por milhares de torres de pedras 2

“Meu amigo Artem Tarasov reuniu seus amigos e visitava lá todos os dias”, disse Gorbunov. “Eles construíam uma nova torre todos os dias, sendo que pouco depois as pessoas começaram a visitá-las, tirando fotos e construindo suas próprias torres. Então começamos a ver as postagens e as fotos das “torres de pedras” nas redes sociais. É muito bom que uma ideia simples tenha se tornado um projeto tão bonito.”

conheca a praia russa coberta por milhares de torres de pedras 3

Moradores da região costumam dizer que construir uma torre de pedra no Cabo Vyatlina pode realizar os seus maiores desejos, o que pode ajudar a explicar por que o empilhamento de pedras se tornou uma tradição muito comum entre os visitantes desse lugar remoto. No entanto, para os mais céticos, a prática serve como uma experiência de natureza meditativa, pois erguer essas estruturas requer muita paciência e concentração. Mas independentemente de qual for a motivação por trás das ações de cada construtor, não há como negar que as torres promovem uma ótima vista ao local.

Lugar interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!